Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Garibaldi sedia encontro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

por Ivan Sgarabotto

Até quarta-feira, cidade recebe a abertura do Ano Capitular e o fechamento das comemorações dos 120 anos de presença dos Capuchinhos no RS

Foto: Divulgação

Mais de 150 freis capuchinhos da província do Rio Grande do Sul, custódia de Mato Grosso e Rondônia e missa do Haiti estão reunidos em Garibaldi nesta terça e quarta-feira, 27 e 28, na abertura do Ano Capitular da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul e o fechamento das comemorações dos 120 anos de presença dos capuchinhos em solo gaúcho.

Na programação do encontro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, a terça-feira é reservada para atividades internas, no Convento São Francisco, e a quarta-feira será de comemorações, com missa na Igreja Matriz São Pedro às 9h30min, celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, seguida por almoço festivo no salão do bairro São Francisco.

Acompanhe, em áudio, a entrevista do provincial dos capuchinhos, Frei Cleonir Dalbosco, que esteve nos estúdios da Rádio Garibaldi e fez uma avaliação do encontro. 

Programação:

Na terça-feira, 27, às 8h, após celebração de abertura e acolhida a ser feita pelo provincial, frei Cleonir P. Dalbosco, frei Vanildo Zugno, que acaba de publicar o livro Capuchinhos Franceses no Rio Grande do Sul - Presença e missão na Região Colonial Italiana e dos Campos de Cima da Serrafruto de sua tese de doutorado, fará uma apresentação dos “120 anos de presença - elementos históricos que nos provocam hoje”. A cargo do arcebispo emérito de Feira de Santana, BA, dom frei Itamar Vian, os participantes terão uma análise da conjuntura e situação atual da Igreja. O evento prossegue com os “Desafios da fraternidade capuchinha no mundo de hoje”, com apresentação do conselheiro geral, frei Sérgio Dal Moro. Depois haverá uma breve partilha dos Conselhos dos Setores (Serviço de Animação Vocacional – SAV, Formação Inicial, Pastoral, Obras Sociais, MCS, Administração e Econômica), da Custódia e da Delegação. A parte da manhã será encerrada com trabalho de grupos para fazer a “Avaliação do Momento Provincial”, onde serão apontados os sinais de gratidão, sinais de esperança e sugestões de prioridades para o triênio 2017-2020.

À tarde, a programação inicia com o show de Giovane Matiello, seguida por uma sessão plenária, onde haverá espaço para comentários, pontuações e explicações. O provincial frei Cleonir Dalbosco, apresenta uma proposta para a formação da Equipe Pré-capitular, que vai coordenar a elaboração do instrumento de trabalho – proposta de Plano Trienal – a ser encaminhado aos delegados do Capítulo Provincial de 2017. Após as devidas explicações será feita a eleição da Equipe Pré-Capitular. As atividades do dia serão encerradas com celebração da Eucaristia na igreja matriz São Pedro, durante a qual acontecerá a Profissão Perpétua de frei Vandrigo Zacchi.

No segundo dia, 28, às 9h30min, na matriz São Pedro, haverá uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, dom Jaime Spengler e concelebrada por mais de 20 outros arcebispos, bispos e bispos eméritos e pelos sacerdotes capuchinhos presentes. Após a missa solene, já no salão da Comunidade São Francisco de Assis, artistas de Garibaldi farão a apresentação de uma peça teatral com o tema dos “120 anos de Presença dos Capuchinhos no RS”, seguido de almoço festivo. A previsão é que às 14h30min ocorra o encerramento das atividades.

A Província dos Capuchinhos do RS é considerada a primeira província do hemisfério Sul e da América Latina e, hoje, está entre as cinco maiores do mundo. Atualmente, com 246 membros, sendo 178 freis no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; 46 na Custódia Provincial Brasil Oeste - Mato Grosso e Rondônia e 22 na Delegação Provincial do Haiti. O entusiasmo missionário já levou os capuchinhos gaúchos a atuar em Portugal, em vários países da África, na Nicarágua, na República Dominicana, França, Haiti, Brasil Central (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás), interior de São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos iniciou na Itália em 1528 e, atualmente, está presente em 108 países. No Brasil, está organizada em 10 províncias e duas custódias, totalizando cerca de 1.100 frades. Na América Latina e Caribe conta com 30 províncias, cinco custódias e duas delegações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais