Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Paróquia São João Batista de Esmeralda e Pinhal da Serra convida para 46ª Romaria ao Senhor Bom Jesus

Baixar Áudio por Airton Ferreira

Uma ampla programação foi preparada e está em andamento

O lema desta edição é "Não tenhais medo, pés a caminho".
Foto: Divulgação

Com o lema "Não tenhais medo, pés a caminho", ocorre no dia 6 de agosto, a 46ª Romaria ao Senhor Bom Jesus, na Paróquia São João Batista de Esmeralda e Pinhal da Serra.  

Conforme o pároco padre Claudio Prescendo, a preparação para a celebração é bastante intensa. "A preparação ela é intensa. Nós passamos com a imagem do Senhor Bom Jesus em algumas paróquias. São muitas que solicitam mas infelizmente não conseguimos atender a todas. Também está acontecendo a visita da imagem às comunidades do interior. Agora, pela frente, nós teremos o grande tríduo que acontece no dia 2, em Pinhal da Serra, e depois uma procissão motorizada até o santuário, no dia 3, quinta à noite. No dia 4, então a última noite do tríduo, na matriz, e no dia 6, a grande romaria. O santuário se localiza há 7 km de Esmeralda, é um espaço amplo, com estacionamento. Um local muito bonito, com sombra, tem uma estrutura extraordinária. Lá também está sendo construído o santuário novo, que já está praticamente pronto, com piso e com pintura. É um espaço aberto, ele não é fechado, ele é muito amplo e muito bonito para acolher os romeiros que nos visitarem", convida.

Ainda segundo o pároco, a romaria já foi bastante local, mas com o passar do tempo está ganhando intensidade e recebendo fiéis de todos os lugares, não só do Rio Grande do Sul, mas também de Santa Catarina.

"Vem muitas pessoas das paróquias vizinhas como Tupanci do Sul, Capão Bonito, Esmeralda e Pinhal, vem pessoas de Caxias do Sul. Vem gente de Lagoa Vermelha, Vacaria, muitas pessoas das cidades que ficam próximas a Esmeralda. Nós também estamos muito próximos a Santa Catarina, então vem um pessoal de lá, de Anita Garibaldi, enfim. No ano passado deu em torno de seis mil pessoas e foi num sábado, pois sempre é no dia 6. Esse ano será num domingo, então pensamos que vai aumentar e muito o número de romeiros", projeta.

O padre ainda destaca que é importante ter em mente que a espiritualidade é voltada aos fundamentos da fé cristã, já que a romaria não é devocional, pois a imagem à qual se trata é a da pessoa de Jesus Cristo e, com isso, ocorre uma evangelização e formação. Segundo ele, a romaria teve início com uma pessoa leiga e aos poucos foi sendo aderida pela população que assumiu o desejo da romaria. Assim sendo, a igreja, além de ser proprietária do espaço, está coordenando a romaria desde 2007, realizando trabalhos tanto materiais, como religiosos, em torno do espaço.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais