Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Paróquia Santo Antônio prepara celebrações de reflexão durante a Semana Santa

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Frei Daniel Costella enfatiza que os fiéis devem cultivar o significado religioso da Semana Santa, em preparação para Páscoa

Foto: Freepik

Adentramos a Semana Santa, tradição cristã e importante período de reflexão. A igreja Santo Antônio se prepara para uma série de eventos litúrgicos que culminam na celebração da Páscoa. Para destacar a programação, a Tua Rádio Cacique conversou com o Frei Daniel Costella, o pároco da Matriz Santo Antônio, que compartilhou como será a semana. 

Frei Daniel disse que nesta terça-feira, 26/03, a Trezena de Santo Antônio dá início às celebrações, com sessões marcadas para as 16h e 19h na igreja Santo Antônio. Na quarta-feira, às 19h, está programada uma celebração penitencial, onde os participantes terão a oportunidade de buscar perdão e reconciliação. Esta cerimônia também incluirá a disponibilidade de confissões com sacerdotes.

Na quinta-feira, 28/03, pela parte da manhã, o pároco falou que haverá a celebração dos Santos Óleos na catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, com a presença de padres e diáconos da diocese. À noite, às 19h, a igreja Santo Antônio acolhe a celebração da Última Ceia, com rituais simbólicos como o lava-pés e a instituição da eucaristia. 

Na sexta-feira, a programação começa com a Via Sacra na igreja Matriz de Santo Antônio, seguida por confissões e a bênção das ervas medicinais às 9h. Às 15h, é a hora da comovente celebração da paixão e morte de Cristo. À noite, às 19h, acontece a Via Sacra encenada pelo Cursilho, partindo da paróquia São Paulo até a igreja  Santo Antônio. 

Conforme Frei Daniel, o sábado é marcado pela celebração da vitória e ressurreição de Jesus. Durante o dia, os fiéis são convidados a manter um respeitoso silêncio em memória da morte de Cristo. Às 19h30, ocorre a tão esperada celebração da vigília Pascal, que inclui a bênção do fogo, das velas e da água, celebrando a ressurreição do Senhor. 

A festividade se estende ao Domingo de Páscoa, com uma missa solene às 9h da manhã, celebrando a ressurreição de Cristo e o renascimento espiritual. 

Frei Daniel Costella enfatiza que os fiéis devem cultivar o significado religioso da Semana Santa. "O importante é o sentido da Páscoa. A Páscoa tem um sentido muito profundo para aqueles que vivem todo o espírito da paixão, morte e ressurreição do Senhor". 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais