Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Conheça o processo envolvido na formação de diáconos

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Coordenador dos diáconos da Diocese de Vacaria, Rodrigo Boldo, falou sobre formação

Ordenação de quatro diáconos permanentes na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria, realizada em maio de 2021
Foto: Divulgação/Diocese de Vacaria

Na Diocese de Vacaria, a formação de diáconos não é apenas um curso, mas sim um processo de vocação e preparação intensiva. Em entrevista para a Tua Rádio, o coordenador dos diáconos da diocese, Rodrigo Boldo, compartilhou informações esse trabalho importante para a igreja.

Rodrigo explicou que o processo de formação para diáconos é conduzido por meio de uma "Escola Diaconal", que dura de quatro a cinco anos, dependendo da carga eletiva. Antes disso, os aspirantes passam por um período de preparação que dura de seis meses a um ano. Durante esse tempo, os vocacionados têm a oportunidade de discernir sua vocação diaconal.

A seleção para o diaconato não é algo que os vocacionados escolhem por si mesmos. Eles são indicados por líderes da igreja, geralmente pelo pároco ou por outros líderes religiosos. Para se tornar diácono, é fundamental que a pessoa esteja engajada na vida da igreja e participe de serviços sociais e ministérios.

O treinamento dos diáconos é dividido em três pilares: caridade, palavra e liturgia. Eles auxiliam na celebração de sacramentos como batismos e casamentos, além de estarem envolvidos em movimentos sociais.

Quando perguntado sobre quem pode ser diácono, Rodrigo explicou que atualmente, apenas homens podem ocupar a função de diácono. Ele mencionou que o Papa Francisco sinalizou uma possível abertura para ordenar diaconisas no futuro, mas, por enquanto, as regras canônicas permitem a ordenação de homens.

Rodrigo também destacou que a Diocese de Vacaria tem visto um aumento na procura por pessoas interessadas em se tornar diáconos. Nos últimos anos, um número significativo de diáconos foi ordenado na diocese, e essa tendência continua a crescer. Ele enfatizou que a preparação é essencial para garantir que os vocacionados compreendam plenamente seu chamado ao diaconato.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais