Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

Vida Religiosa, vocação do testemunho e missão

por José Theodoro

Terceira semana de agosto celebra-se a vida religiosa, dentro do mês vocacional

Vida consagrada: missão e solidariedade
Foto: Divulgação

A terceira semana de agosto celebra-se a vocação religiosa, dentro do mês vocacional. Neste domingo o programa Razões da Fé, fala sobre a vida religiosa como testemunho e missão. Foram convidados para fazer a reflexão, o frei Laércio Dominelli da Luz, as irmãs da Congregação Scalabriniana, Nyzelle Juliana Dondé e Carla Luiza Frair.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para reflexão

Com a expressão Vida Religiosa Consagrada nos referimentos a certos cristãos – homens e mulheres – que vivem uma forma especial de seguimentos a Jesus Cristo. Vivem em comunidade. Cultivo a oração. Meditam a Palavra de Deus. E participam na missão evangelizadora da Igreja, com especial atenção aos que foram os preteridos de Jesus; pobres, enfermos, pequenos... Os que abraçam essa forma de vida, não casam, vivem pobremente, e obedecem a regra e constituições próprias do Instituto a que pertencem.

Olhando mais de perto. A vida Religiosa é uma forma de pertença a Deus e a Cristo, uma adesão amorosa ao Evangelho e ao Reino de Deus. Pode parecer estranho, mas a iniciativa dessa escolha não é da pessoa, mas de Deus. A pessoa sente-se chamada, atraída, envolvida pelo amor de Deus que a solicita. E a certa altura a pessoa se dá conta que esse amor é tudo, vale tudo, merece tudo, está acima de tudo. Então “se rende”. Entrega-se, deixa-se conduzir, coloca-se ao seu dispor: “Senhor, que queres que eu faça?”.

Este processo – que tem sabor de enamoramento, mas também de luta crucial – culmina na congregação. A congregação, mais do que gesto humano, e gesto de Deus, dom de sua graça, obra de seu amor. A ponto de consagrado pode dizer como Jeremias: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir. Foste mais forte do que eu e me venceste no teu amor” (Jer 20,7).

Vida Consagrada e, por, vida no seguimento de Cristo, que implica partilha de sua vida, seus risco e esperanças, suas preocupações, seu projeto existencial, suas atitudes vitais e totais, entre elas, a de castidade, pobreza e obediência.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais