Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul terá início no dia 28 de agosto

Baixar Áudio por Daniel Zantut

O seu principal objetivo é analisar e avaliar o que os frades realizaram durante o triênio e projetar novos caminhos

Foto: Arquivos Tua Rádio

A Tua Rádio Cacique ouviu na manhã desta quarta-feira, dia 19 de julho, o Frei Carlos Raimundo Rockenbach, Secretário do Provincial e responsável pela Formação Permanente na Província, que falou sobre o Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos que ocorre no mês de agosto.

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em Vila Flores/RS acontecerá o XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Ao longo da história aconteceram outros Capítulos Provinciais, Capítulos Extraordinários e nomeações de Governo Provincial. 

O Capítulo Provincial é um evento jurídico canônico, que acontece a cada três anos, e o seu principal objetivo é analisar e avaliar o que os frades realizaram durante o triênio e projetar novos caminhos. 

Em se tratando de Capítulos Extraordinários, eles acontecem quando tem temas e projetos importantes que precisam ser debatidos em nível provincial, uma impossibilidade do Capítulo Provincial acontecer ou diante de um pedido ou convocação da Província. O último aconteceu em 2022, devido à impossibilidade de acontecer no ano de 2020 conforme estava agendado, por causa da pandemia de covid-19. 

Sobre este tema, cabe destacar ainda que o Ministro Provincial e os Conselheiros podem ser nomeados pelo Governo Geral da Ordem quando não houver a possibilidade de realização do Capítulo Provincial.  

Por Província se entende toda circunscrição, que é composta pelas fraternidades, ou seja, a Província do Rio Grande do Sul compreende as fraternidades que são as casas onde os freis residem. Já por Ordem se entende todos os frades e a sede ou Cúria Geral está localizada em Roma. Cada Província possui um Ministro Provincial e os Conselheiros que coordenam a Província. Já a Ordem possui o Ministro Geral e os Conselheiros, que são responsáveis por coordenar toda a Ordem no mundo. O Capítulo Geral da Ordem acontece a cada seis anos. Ouça a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais