Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Capuchinhos celebram 120 anos da chegada ao RS

por Ivan Sgarabotto

Missa no domingo, a partir das 8 horas, abre as celebrações religiosas pela data. RedeSul transmite a celebração

Vacaria: freis nas primeiras incursões pela região, anos 1900
Foto: Acervo Província dos Capuchinhos do RS

A RedeSul de Rádio abre neste domingo, 17, com a celebração de uma missa, em rede, às 8h, direto da Igreja Imaculada Conceição (Igreja dos Capuchinhos), de Caxias do Sul, as celebrações dos 120 anos da presença dos freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul.  O programa Razões da Fé, nesta mesma data, também aborda o tema  da chegada dos primeiros frades franceses ao solo gaúcho. O Correio Riograndense desta semana integra-se à comemoração e traz caderno especial, de oito páginas, detalhando a trajetória dos freis capuchinhos no RS, com texto de frei Vanildo Zugno.

Na segunda-feira, 18, será veiculada nas emissoras da RedeSul uma matéria especial, produzida e apresentada pelo jornalista Tales Armiliato, entrevistas com vários freis e a apresentação, em rede, do programa Temática, das 11h às 12h, com as presenças do provincial dos capuchinhos, frei Cleonir Dalbosco; e freis Vanildo Zugno, Aldo Colombo e Luiz Carlos Susin; e apresentação do jornalista Alberto Meneguzzi. Durante o ano serão realizadas várias ações nas comunidades onde os capuchinhos atuam.

Contexto histórico

No século XIX, o Brasil vivia um momento de intensa imigração europeia. Ao Rio Grande do Sul, entre 1875 e 1889, cerca de 60 mil italianos emigraram, vindos da região do Vêneto. A Comissão de Colonização e Terras destinou aos imigrantes a região Serrana, constituída das colônias de Conde d’Eu (Garibaldi), Princesa Isabel (Bento Gonçalves), Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul (Campo dos Bugres), Alfredo Chaves (Veranópolis) e Antônio Prado, entre outras.

Após tentativas frustradas de trazer missionários, o bispo do Rio Grande do Sul, D. Cláudio Ponce de Leão, escreveu diretamente ao Papa Leão XIII para solicitar que os imigrantes italianos fossem socorridos espiritualmente. No dia 5 de dezembro de 1895 dois cultos e dinâmicos frades franceses da Província de Saboia, frei Bruno de Gillonnay e frei Leão de Montsapey, acompanhados pelo ministro provincial, frei Rafael de La Roche, embarcaram rumo ao Sul do Brasil. Na primeira semana de janeiro de 1896, chegaram a Porto Alegre, onde foram recebidos por D. Cláudio e convidados a assumir a Igreja de Nossa Senhora das Dores.

A opção dos Capuchinhos, no entanto, foi Conde d’Eu, onde poderiam implantar um novo projeto missionário junto aos imigrantes italianos. No primeiro dia, viajaram por via fluvial até Montenegro e, no dia seguinte, prosseguiram em uma carroça até a sede da Colônia Conde d’Eu, onde chegaram pela tardinha do dia 18 de janeiro de 1896, data que marca a fundação da Missão dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul. Frei Rafael, depois de visitar algumas comunidades do interior da Colônia, voltou a Porto Alegre e acertou com o bispo as condições da fundação canônica da missão, regressando definitivamente para a Saboia.

A atuação capuchinha no Rio Grande do Sul foi alicerçada por frei Bruno de Gillonnay, em cinco direções: missões populares, pastoral paroquial, escolas vocacionais, ensino para os filhos dos imigrantes e imprensa.

Acompanhe neste domingo, dia 17, na RedeSul de Rádio, a partir das 8h, a transmissão da missa comemorativa aos 120 anos da presença dos capuchinhos no Rio Grande do Sul, direto da Igreja Imaculada Conceição (Capuchinhos), de Caxias do Sul, abrindo as celebrações religiosas pela data.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais