Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

A viagem do Papa a Cuba será de 19 a 22 de setembro

Zenit

A Conferência Episcopal anunciou que Francisco visitará Havana, Holguín, o Santuario del Cobre e a cidade de Santiago de Cuba

Presidente de Cuba, Raúl Castro, se reuniu com o Papa Francisco no Vaticano
Foto: Vincenzo Pinto / AFP Photo

A Conferência dos Bispos Católicos de Cuba anunciou que o Papa estará em Cuba a partir de sábado 19 a terça-feira 22 de setembro deste ano. O anúncio da viagem do Papa à ilha foi realizado no último 22 de abril, quando confirmaram que Francisco faria uma escala em Cuba antes de visitar os Estados Unidos.

O programa da visita, de acordo com a Conferência Episcopal, indica que o Papa Francisco visitará Havana, a cidade de Holguin, o Santuario del Cobre e a cidade de Santiago de Cuba, de onde partirá para os Estados Unidos.

Francisco será o terceiro Papa a pisar em solo cubano. João Paulo II esteve lá em janeiro de 1998. Bento XVI em 2012, quando conheceu Fidel Castro, que também participou da Missa com o Santo Padre.

No último domingo, 10, Raul Castro, irmão de Fidel e atual presidente do país, viajou ao Vaticano para encontrar o Papa Francisco. Após a reunião que durou 55 minutos, ele reconheceu que estava muito impressionado com a sabedoria, modéstia e todas as virtudes de Bergoglio. Ele comentou ainda que lê todos os discursos do Papa, e acrescentou: "Se continuar falando assim, eu lhes garanto que voltarei a rezar e voltarei para a Igreja. E não falo brincando”.

Cuba e os Estados Unidos estão em um momento crucial da história. As reuniões para preparar o "degelo" começaram no Canadá, em 2013. Neste processo, a diplomacia do Vaticano e o Santo Padre Francisco têm desempenhado um papel fundamental. No dia 17 de dezembro, Barack Obama e Raul Castro anunciaram o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. No mesmo dia, os dois líderes agradeceram ao Vaticano e ao Santo Padre Francisco pela participação ativa neste momento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais