Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Frei Carlos Raimundo Rockenbach falou sobre os pilares da reflexão e solidariedade durante o período quaresmal

Foto: Divulgação/Canva

A quarta-feira de cinzas, no dia próximo dia 14, assinala o ponto de partida para a Quaresma, período de reflexão e preparação para a Páscoa, a principal celebração cristã. Em conversa com a Tua Rádio Cacique, o Frei Carlos Raimundo Rockenbach explicou a importância do simbolismo das cinzas, um convite à reflexão sobre a fragilidade da vida humana e a necessidade de conversão. 

As cinzas têm significado bíblico desde o Antigo Testamento, representando nossa finitude humana. "Ela também é um sinal de penitência. É símbolo, e ao mesmo tempo um convite, para refazermos a nossa vida, retomar nossas origens puras e belas de como Deus nos fez", comenta o Frei. 

A "Campanha da Fraternidade" também tem seu início nesta quarta-feira de cinzas, abordando o tema "Vos sois todos irmãos e irmãs", uma inspiração franciscana, que propõe a meditação quaresmal. É um momento de introspecção, em que se busca abandonar o orgulho e a prepotência em prol da simplicidade. Frei Carlos enfatiza os três pilares fundamentais desse período: o "jejum" como renúncia, a "oração" intensificada e a "caridade" expressa através da esmola e do compartilhamento. "O centro da fé é a ressurreição de Jesus Cristo, e durante a Quaresma preparamos o nosso interior para mais uma vez celebrarmos a vida eterna".

Este período, segundo Frei Carlos, é uma oportunidade para reconhecermos nossa pequenez e praticarmos a solidariedade, estendendo a mão aos nossos irmãos e compartilhando o que temos. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais