Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Irmã Maria da Paz morre aos 96 anos

por Luciano Andrade

Fundadora da Comunidade Terapêutica São José será sepultada em Vacaria

Foto: Divulgação

Morreu nesta sexta-feira, dia 10, na cidade de Vacaria, a Fundadora da Comunidade Terapêutica São José de Lagoa Vermelha. Irmã Maria da Paz tinha 96 anos, e estava recebendo cuidados especiais na Comunidade das Irmãs de São José do Patrocínio, em Vacaria, em função da idade avançada.  

Durante a sua vida religiosa sempre realizou serviços voltados para a educação e recuperação de dependentes químicos.

Irmã Maria da Paz recebeu o título de Cidadã Lagoense, em 2006, além de ter recebido, do Governo do Estado, o Troféu Ana Terra, em 2008, destinado à mulheres que desenvolvem ações sociais e humanitárias.

 

Histórico

Yolanda Caimi, filha do casal Humberto Caimi e de Thereza Minuscoli, nasceu em Santa Thereza - Bento Gonçalves/RS, em 15 de Julho de 1920. É primogênita de quatro irmãos.

Ingressou na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, no Convento São José em Garibaldi em 14 de fevereiro de 1937. Em 18 de dezembro do mesmo ano, inicia a etapa do noviciado; no dia 21 de novembro de 1938 faz sua Profissão Temporária e, em 19 de fevereiro de 1944, fez a Consagração Definitiva a Deus, como Irmã de São José, colocando-se a serviço do povo.

Como Irmã de São José, entre os anos de 1939 e 1997 exerceu a missão de educadora, diretora e coordenadora nas localidades de Pelotas, Rio Grande, Montenegro, Porto Alegre, Vacaria, Sananduva e Lagoa Vermelhadas. Ampliou sua formação como educadora, com cursos de extensão universitária, congressos, seminários, aperfeiçoamento de assistência a menores, de serviço social e psicologia. Fez curso superior de Pastoral Catequética na Universidade Salesiana, após ter participado da Assembleia Capitular de Aggiornamento da Congregação em Roma.

Em 1998 inicia o trabalho na Comunidade Terapêutica, Fazenda São José, na localidade do Engenho Velho, em Lagoa Vermelha/RS, com o lema: “A vida longe das drogas”. Atuando como Presidente, procurava fazer com que cada portador de dependência química ou alcoólica, desse sentido à sua própria vida, usando os meios da terapia, disciplina, organização, controle e elaboração de sentimentos e emoções e a espiritualidade, de acordo com a Federação Brasileira do Amor Exigente, Comunidades Terapêuticas e Federação Brasileira de Recuperação e Assistência às Comunidades Terapêuticas.

Em 14 de novembro de 2006, recebeu o Título de Cidadã Lagoense, em solene sessão realizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Vermelha.  Em 05 de março de 2008, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, recebeu o Troféu ANA TERRA.

Em 2015, com as forças enfraquecidas, passa a residir na Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria. Maria da Paz tinha 96 anos de vida e 78 de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais