Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Frei Agenor Pitt fala sobre o Dia de Reis

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Segundo Frei Pitt, a Epifania do Senhor é um momento importante de reflexão

Frei Agenor Pitt
Foto: Tua Rádio Cacique/Divulgação

O Dia de Reis ou Epifania do Senhor, data que marca o encerramento das festividades relacionadas ao Natal e o início do tempo comum na liturgia cristã, é comemorado neste sábado, 06/01. Para entender o significado desta data importante, conversamos com Frei Agenor Pitt, que explicou a importância da Epifania do Senhor. 

A Epifania é a solenidade que celebra a manifestação de Jesus como Senhor e Luz do mundo, representando a bondade salvadora de Cristo, que abarca todas as pessoas do mundo. Nesta ocasião, três sábios, conhecidos como os Reis Magos, provenientes de diferentes locais do mundo e representando distintas etnias - branca, negra e amarela - seguiram uma estrela até encontrarem o Menino Jesus no presépio, junto à Virgem Maria. 

Frei Agenor destacou que esses Reis Magos não eram reis no sentido tradicional, com poder e tirania, mas eram sábios, estudiosos dos astros. “Segundo uma lenda da época, quando nascia um rei, um novo astro surgia no céu. Ao avistarem a Estrela, eles reconheceram que ela indicava o próprio Jesus. Esses sábios, movidos por sua sabedoria, seguiram a Estrela até encontrarem o Salvador”, explica. 

Ao chegarem ao local onde Jesus estava, eles o adoraram e reconheceram sua divindade. Como presente, ofereceram ouro, incenso e mirra. O ouro representava a realeza de Jesus, o incenso simbolizava sua divindade e a mirra, um perfume, apontava para o sofrimento que Jesus enfrentaria em sua paixão, morte e ressurreição. “A Epifania do Senhor traz diversas lições para refletirmos. Ela profetiza o que viria a acontecer, mas também nos ensina que Jesus é o Salvador, a expressão máxima da bondade de Deus, que deseja salvar a todos. Assim como os Reis Magos, somos chamados a seguir a Estrela”.  

O Dia de Reis também marca o final da decoração de Natal, sendo recomendado que os enfeites sejam retirados. A igreja orienta que seja desmontado o presépio e o pinheirinho, simbolizando o encerramento do tempo natalino. No entanto, Frei Agenor ressalta que o espírito do Natal deve permanecer em nossas ações diárias, através de boas obras e seguindo o exemplo de Jesus.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais