Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Bispo de Vacaria fala da possibilidade de homens viúvos serem ordenados padres

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Região tem casos bem-sucedidos de sacerdotes nesta condição

Foto: Canva

Você sabia que homens viúvos podem ser ordenados padres? Em entrevista à Tua Rádio, Dom Silvio Guterres Dutra, bispo da Diocese de Vacaria, falou sobre essa possibilidade, perfeitamente aceita pela Igreja Católica. O religioso destacou que não só é possível, mas também existem experiências enriquecedoras de homens viúvos ordenados como padres. Ele citou exemplos locais, como os padres Benigno e Natal Garbin, cujas trajetórias deixaram marcas extremamente positivas na comunidade.

O processo para a ordenação de homens viúvos envolve critérios específicos, como a responsabilidade pela prole gerada e a aprovação dos filhos, além da formação filosófica e teológica. A igreja entende que a condição de viuvez não é um impedimento para o sacerdócio, desde que todas as obrigações familiares estejam devidamente encaminhadas.

Em relação à vida pastoral, Dom Silvio ressaltou que os padres viúvos trazem consigo experiências únicas, combinando a vivência familiar com o compromisso ministerial. Eles têm a capacidade de compreender profundamente as realidades familiares e servir à comunidade de maneira especial.

Quanto à vida prática após a ordenação, os padres viúvos geralmente são designados para paróquias, seguindo a rotina comum dos padres não casados. Em casos especiais, podem receber acompanhamento diferenciado, levando em conta suas necessidades individuais.

Quanto à possibilidade de avançar na hierarquia da igreja, Dom Silvio indicou que se trata de uma questão menos provável, devido à idade avançada comumente associada aos padres viúvos. No entanto, não descartou essa possibilidade, destacando a importância de uma análise mais detalhada das leis canônicas.

Por fim, Dom Silvio enfatizou a importância do discernimento vocacional e encorajou aqueles que sentem um chamado para o sacerdócio, mesmo após a viuvez, a procurarem orientação junto à igreja local.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais