Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Bote Fé RS: mais de 15 mil jovens católicos participam de evento em Porto Alegre

por Alberto Meneguzzi

A Diocese de Caxias do Sul foi representada por mais de 600 jovens

Mais de 15 mil pessoas no Bote Fé - RS, com mais de 600 jovens da Diocese de Caxias.
Foto: Divulgação - Felipe Padilha

Com muitas camisetas, bandeiras, vozes e carismas diferentes, formando a unidade da Igreja na diversidade dos dons e carismas, foi celebrado o Bote Fé RS. O evento aconteceu no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, e reuniu mais de 15 mil jovens vindos das 18 dioceses do Rio Grande do Sul.

Recordando o Ano da Paz, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o lema: “Somos Todos da Paz”, o evento se iniciou com o Caminho da Paz, partindo da Usina do Gasômetro com destino ao Anfiteatro, no início da tarde. A Diocese de Caxias do Sul foi representada por mais de 600 jovens que desceram a Serra, cantando, animados e foram conduzidos pelas bandeiras do Setor Diocesano da Juventude e do Setor Juventude do Vicariato de Nova Prata, que tremulavam ao vento, durante o trajeto de 2 Km.

Chegando ao Anfiteatro Pôr do Sol, às margens do Guaíba, a juventude foi recebida com muita música, ao som de várias bandas que fizeram a recordação do início da caminhada, lá em 2012, quando aconteceu o Bote Fé, em Santa Maria, com a presença da Cruz Missionária e do Ícone de Nossa Senhora, preparando a JMJ Rio 2013. Dentre essas bandas, uma é de Caxias do Sul, a Banda Hava, com mais de 18 anos de estrada, levando a música católica à juventude por meio do rock. Segundo o vocalista, Jean Emer, participar de um evento como o Bote Fé “é um sonho, por poder ver tantos jovens reunidos com um mesmo ideal, Jesus Cristo.”

Ainda durante a tarde, apresentaram-se as três bandas vencedoras do concurso “Minha banda no Bote Fé”, Projeto Nagôs, Folclore do EJA (Encontro de Jovens Amigos com Cristo) e Rota 324, sendo que as duas últimas representam a juventude da Diocese de Caxias do Sul.

Já, a Rota 324, do Vicariato de Nova Prata, nasceu de um retiro promovido pelo Setor Juventude, o “Anjos da Fé”, e é composta por várias vozes masculinas e femininas, com a missão de animar a juventude e fazer com que jovens evangelizem outros jovens. Segundo o vocalista da Rota, Marcionei Petrykovski, animar e evangelizar a juventude é levar o Cristo vivo e alegre para a juventude. “Procuramos, sempre, levar o Cristo vivo e parceiro, o Jesus alegre que está conosco e não nos deixa sozinhos”, resumiu o vocalista.

O encontro da juventude do Estado contou ainda com a abertura do projeto Rota 300, com a procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, já em preparação à comemoração dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul.

O ponto alto da festa foi a Celebração da Santa Missa, com a presença de 07 bispos que atuam nas arqui/dioceses gaúchas. A Celebração foi presidida pelo Bispo de Cruz Alta e referencial para a Evangelização da Juventude, Dom Adelar Baruffi, e contou com a presença de diversos sacerdotes. Representando a Diocese de Caxias do Sul, o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. Rudinei Zorzo que acredita que é possível evangelizar a juventude através desses encontros regionais, pois, segundo ele os jovens necessitam desse intercâmbio de experiências e da busca comum do seguimento de Jesus Cristo. “A festa de hoje, mostra como a juventude não está perdida e ainda busca um sentido para as suas vidas”, resumiu Zorzo.

O evento encerrou-se com a apresentação nacional da Banda Anjos de Resgate. Entre as canções apresentadas, destacaram-se os clássicos “Peregrino do Amor”, em homenagem a São João Paulo II e “Sou teu anjo”. Dom Adelar Baruffi destaca que a juventude deve buscar o caminho das bem-aventuranças. “Entre o ser humano, sobretudo, os jovens, há o desejo da felicidade, e para viver felizes, devemos buscar ser jovens conforme o Evangelho nos pede”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais