Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Programa Razões da Fé aborda os impactos da Estrada de Ferro Carajás

por José Theodoro

Equipe de jornalistas percorreu o trecho 892 quilômetros e presenciou drama das populaçõessio

O programa Razões da Fé deste domingo, aborda problemas de violação dos direitos humanos e ambientais na Amazônia Legal. Trata-se de um programa especial com a produção da Signis Brasil, com reportagens de Karla Maria Souza e Osnilda Lima e apresentação de Tales Armiliato e Daniela Fanti. O conteúdo é sobre os impactos ambientais e violações dos direitos humanos na exploração de minério na Amazônia Legal, na Estrada de Ferro Carajás, que atinge 25 municípios, sendo 21 deles no estado do Maranhão e 4 no Pará, em um trecho de 892 quilômetros.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

O projeto inédito foi realizado pela Signis Brasil  com os associados  dos impressos católicos, das televisões católicas, da Rede Católica de Rádio, Paulinas Editora e a United States Conference of Catholic Bishops, com a produção e edição da  TV Século 21 e Revista Família Cristã, RedeSul de Rádio, das comunidades locais no Maranhão, Rede Justiça nos Trilhos e o apoio de projeto realizado pela Signis Brasil.

Uma equipe de jornalistas percorreu parte da maior estrada de ferro do Brasil, a Estrada de Ferro. É a maior ferrovia de transporte de passageiros, sendo, no entanto, especializada no transporte de minérios. Estende-se desde as minas da Serra dos Carajás em Parauapebas (PA) Canaã dos Carajás (PA) e Marabá (PA) até os portos da Baía de São Marcos, entre a Ilha de São Luís e o oeste do Maranhão, que em suas margens ficam portos importantes, como o Porto do Itaqui, Ponta da Madeira e o Cujupe.

A equipe de reportagem apurou os impactos ambientais e as violações dos direitos humanos que acorrem naquela região devido à exploração do minério, bem como o trabalho organizado pela população local na busca de seus direitos. A equipe ouviu: Ministério Público Federal no Maranhão; atingidos pelos impactos da ferrovia, assim como moradores das cidades, povoados, vilas, quilombos, pescadores; Conselho Tutelar; Igreja Católica; Organizações Não Governamentais; ambientalistas; Vale S/A; pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão; médicos.

O conteúdo desta reportagem será veiculado em 230 emissoras de rádio, espalhadas pelo Brasil. Publicado em 11 títulos impressos entre jornais e revistas, associados à Signis Brasil atingindo uma tiragem superior a 1 milhão e meio de exemplares. E transmitido por 8 TVs de inspiração católica, além dos sites desses veículos e suas respectivas redes sociais.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais