Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vereadora Marina parabeniza DPPA pela implantação da Sala das Margaridas

por Rudimar Galvan

Tramitou na Sessão de segunda-feira (26), requerimento escrito de autoria da vereadora Marina Bussolotto (PP) solicitando o envio de ofício de parabenização à delegada Regional de Polícia, Alessandra Mattiello Crestani e à delegada de Polícia, Alexandra Taube Ferreira Nunes pela implantação da Sala das Margaridas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

A Sala das Margaridas é um espaço de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência. Com sua inauguração, a Delegacia passa a ter um ambiente acolhedor e com privacidade para as vítimas no momento do relato. Em Lagoa Vermelha, a sala foi inaugurada no dia 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, juntamente com outros 7 municípios do Estado. No total, o Rio Grande do Sul conta com 40 Salas das Margaridas.

Na última semana, a vereadora realizou uma visita até a Sala das Margaridas, onde foi recebida pela delegada Alexandra Nunes Ferreira. Na Sessão desta segunda-feira, Marina destacou a importância do espaço para as mulheres de Lagoa Vermelha e região.

“São poucos municípios que conseguiram implementar este espaço de acolhimento. Dos 497, apenas 40 possuem, e Lagoa Vermelha é um deles. Na Sala, tem um lugar para as crianças brincarem enquanto suas mães fazem o registro. Anteriormente, esses registros eram realizados na parte da frente da Delegacia, junto com outras pessoas e isso, certamente coibia o relato das vítimas”, comentou a parlamentar.

A delegada Alexandra destaca que o atendimento da DPPA realizado 24 horas por dia, e que a equipe possui capacitação para realizar o atendimento às vítimas de violência doméstica, além de possuir mulheres no quadro profissional.

“As estatísticas apontam que uma vítima pode levar dez anos para fazer um primeiro registro de violência doméstica e, muitas vezes, o primeiro pedido de ajuda é na delegacia de polícia”, comentou a delegada falando da importância desse primeiro atendimento.

“A sala é para toda a família. Este atendimento humanizado não salva apenas a mulher, salva filhos e até mesmo a família inteira”, acrescentou a delegada Alexandra, informando em neste início de ano mais de 100 medidas protetivas já foram emitidas no município.

Durante a visita, a vereadora Marina também lembrou da recente parceria da Administração Municipal com a Delegacia, que proporciona hospedagem temporária àquelas vítimas que, após o registro de ocorrência não podem voltar para casa ou não têm condições de arcar com os custos de uma hospedagem. Este benefício é concedido desde 2019, em parceira com a Secretaria de Ação Social e Habitação e se enquadra como Benefício Eventual Temporário.

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento está localizada na rua Alexandre Pato, 266, próximo ao Corpo de Bombeiros. O telefone para contato é 3358-0400, ou então pelo número 197, em que não é preciso ter saldo no telefone para fazer a ligação.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais