Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Comitiva do governo do Estado viaja a França e Alemanha em busca de novos investimentos

por Ivan Sgarabotto

A primeira missão internacional liderada pelo governador José Ivo Sartori ocorre até quinta-feira

Foto: Luiz Chaves/Palácio PiratiniDivulgação

A busca de investimentos e parceria na área médica e no setor do agronegócio irá nortear a primeira missão internacional liderada pelo governador José Ivo Sartori, entre esta segunda-feira (25) e quinta (28), tendo como destinos a Alemanha e a França.

Em Erlangen, na Alemanha, Sartori assina protocolo com o Medical Valley para apoiar a instalação de um cluster no Rio Grande do Sul na área de tecnologias para a saúde, que reunirá indústrias, universidades, centro de pesquisas, hospitais e o Estado, através de suas secretarias relacionadas e autarquias. A intenção é que os primeiros contratos operacionais ocorram até agosto deste ano e a instalação das primeiras empresas em 2016 ou 2017.

O Medical Valley é um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica. Conta com mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O protocolo tem, entre outros objetivos, fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre mercados e melhores práticas em inovação, fomento e apoio à viabilização da instalação de empresas alemãs no Estado, suporte ao surgimento de startups inovadoras de forma conjunta, além de intensificar as relações bilaterais. A e strutura que deve ser instalada no RS será similar a existente em Erlangen.

Na França, a comitiva do governo do Estado terá compromissos que contemplam o setor do agronegócio e a atração de investimentos. Em Paris, na quarta-feira (27), Sartori, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o secretário da Fazenda da capital, Jorge Tonetto, visitam a Airbus, reconhecida mundialmente pela produção de aviões e helicópteros. Participam do roteiro o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, a presidente do Badesul, Susana Kakuta, e o deputado Gabriel Souza, representando a Assembleia Legislativa. O grupo dará seguimento às negociações para a instalação de unidade no 4º Distrito de Porto Alegre, que prevê aporte de R$ 150 milhões.

No mesmo dia, haverá divulgação da 38ª Expointer, na Embaixada do Brasil em Paris. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer está programada para ocorrer entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Na quinta-feira (28), RS e Santa Catarina recebem a certificação de área livre da Peste Suína Clássica (PSC) da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). É a primeira vez que a  OIE vai reconhecer zonas e países livres da doença. Sartori e o secretário da Agricultura, Ernani Polo, participam do ato de entrega da certificação durante a 83ª Assembleia de Delegados da Organização. 

Atualmente, Rio Grande do Sul e Santa Catarina respondem por 70% das exportações brasileiras do produto. Só no Rio Grande do Sul, a cadeia movimentou, em 2014, mais de R$ 13 bilhões e 30% da produç&at; ilde;o foi destinada ao exterior. A nova certificação dá condições ao Estado de negociar melhores mercados, graças a uma condição sanitária reconhecida no âmbito internacional, já que as enfermidades certificadas pela OIE são usadas como normatização pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais