Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Santini e Brum recebem demandas do setor leiteiro

por Ricardo Silva

Setor leiteiro relata dificuldades em acessar os recursos disponibilizados pelo Governo Federal

Foto: Divulgação

Em reunião realizada, na última quinta-feira, 21, mediada pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB) e pelo deputado estadual Edson Brum (MDB), foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite gaúchos em acessar os recursos disponibilizados pelo governo federal para quem registrou prejuízos com a estiagem ou a covid-19. 

Participaram da reunião o presidente da Abraleite, Geraldo Borges; o representante do Ministério da Agricultura, Luís Rangel; e lideranças do Movimento Construindo Leite Brasil, Rafael Hermann e Joel Dalcin.

Entre as principais reclamações, está a dificuldade no acesso a créditos de financiamento, como Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), assim como aos próprios refinanciamentos que foram disponibilizados no pacote de medidas econômicas anunciadas pelo governo federal.

De acordo com o deputado Edson Brum, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, na Assembleia Legislativa do RS, “os produtores também relataram que aumentou muito o custo da produção, porque colheram pouco milho e o preço da ração está alto. Além disso, caiu a qualidade e estão pagando menos pelo produto. Enquanto diminuiu o valor do litro de leite para o produtor, aumentou o preço nas prateleiras para o consumidor final”, lamentou Brum.

O deputado federal Ronaldo Santini defendeu que o Banco Central precisa criar regras para exigir que os bancos intermediários disponibilizem esse crédito aos produtores.  “Vamos atuar, fortemente, para flexibilizar as exigências dos bancos e garantir que os produtores tenham acesso a esse socorro”, destacou.

O grupo irá acionar o presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha no Congresso, deputado Alceu Moreira (MDB), para reforçar as demandas junto ao governo federal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais