Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Amunor orienta gestores sobre regras eleitorais em encontro regional

Baixar Áudio por Luiz Calderan

​O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou neste ano um centro de combate às fake news

Foto: Ilton Nunes/reprodução

A Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) reuniu, na última terça-feira, 12/03, mais de 150 pessoas dos 19 municípios associados para tratar das normas éticas e legais que devem orientar a atuação dos agentes públicos no ano das eleições municipais de 2023. O encontro acontecem em Sananduva, na Casa da Cultura Hilário Copatti. 

De acordo com o presidente da Amunor, e prefeito de Capão Bonito do Sul, Felipe Rieth, o encontro teve como objetivo principal preparar os administradores para compreender todos os detalhes da legislação eleitoral, delineando o que é permitido e o que é proibido durante o período. Alertas foram feitos sobre condutas a serem evitadas, que podem acarretar multas que variam de R$ 5 mil a R$ 100 mil, além do cancelamento, cassação do registro ou diploma de candidatos que se beneficiarem de práticas irregulares. 

Entre os temas abordados, foram discutidos a mudança na atuação dos órgãos fiscalizatórios, especialmente no que diz respeito à utilização de meios eletrônicos para disseminação de informações falsas, as chamadas "Fake News". Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou resoluções para disciplinar esse tema, criando um centro de combate às fake news, o que aumenta as sanções para quem desrespeitar as limitações impostas. 

Rieth ressaltou que a Amunor não possui bandeira partidária, congregando representantes de diferentes espectros políticos com o propósito único de promover o desenvolvimento regional. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais