Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Chefe do Cartório Eleitoral orienta sobre o prazo para tirar o título de eleitor e destaca participação dos jovens

Baixar Áudio por Luiz Calderan

A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será encerrado, sem alterações permitidas

Silvana Maria Stefenon, chefe do Cartório Eleitoral da 28ª Zona do RS
Foto: Tua Rádio Cacique/Divulgação

Os primeiros 15 dias do novo ano já dão sinais da movimentação que envolve as eleições municipais. E o Cartório Eleitoral da 28ª Zona do RS — que abrange os municípios de Lagoa Vermelha, Ibiraiaras, Caseiros, Muliterno e Capão Bonito do Sul — está intensificando suas atividades neste início de 2024. A chefe do cartório, Silvana Maria Stefenon, compartilhou orientações para os eleitores, e destacou a mobilização de jovens que procuram tirar o seu título de eleitor.

Os cidadãos que planejam votar em outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar suas pendências. O alistamento eleitoral já está em andamento, e é fundamental que as pessoas ajam com antecedência, evitando deixar para regularizar sua situação no último momento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

Os jovens que completam 16 anos até o dia 6 de outubro de 2024, data da eleição, e desejam votar, devem fazer o título o quanto antes para garantir o direito ao voto. "Mesmo que o cidadão tenha a idade mínima, nunca é demais para reforçar a informação que sem o título de eleitor, a participação nas eleições não é possível". Para maiores de 16 anos e menores de 18 anos, o voto é facultativo. O voto se torna obrigatório para eleitores de 18 a 70 anos de idade.

QUERO TIRAR O MEU TÍTULO. QUAIS OS PASSOS?

Para o primeiro título, é necessário comparecer ao cartório eleitoral de forma presencial, pois é realizada a coleta da biometria. Silvana falou que, mesmo para aqueles que fazem o processo inicial pela internet, a coleta biométrica é feita posteriormente após análise e conferência dos dados. Documentos aceitos para qualquer operação no cadastro eleitoral incluem documento com foto sem abreviaturas, como identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, além de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, internet).

Mudanças de sessão podem ser efetuadas pelo Título Net, mas é crucial que as informações, como número de telefone e e-mail, estejam corretas para facilitar o processo.  

PENDÊNCIAS COM A JUSTIÇA ELEITORAL

As multas eleitorais podem ser pagas por Pix, sendo possível gerar a guia de multa pelo WhatsApp do cartório. Silvana destaca que, na 28ª zona, 1.771 pessoas ainda não possuem biometria, mas aqueles que fizeram o título na época da pandemia e não têm biometria, poderão votar.

O horário de atendimento do Cartório Eleitoral da 28ª Zona do RS é das 12h às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 9h às 15h nas sextas, até 29 de fevereiro. A partir de 1º de março, retorna ao horário normal, das 12h às 19h, de segunda a sexta. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais