Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aprovada a criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas

por Rudimar Galvan

Ações propostas pelo projeto pretendem oferecer mais saúde e qualidade de vida à população

Atividades são realizadas pela Secretaria de Saúde.
Foto: Divulgação/PMLV

Foi aprovado, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei 59/2022. A proposta prevê a criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação em Saúde.

A iniciativa nasceu após uma reunião da Secretaria da Saúde com a EMATER e demais convidados. O Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde no âmbito do Município de Lagoa Vermelha/RS, observadas as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares e da Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

O principal objetivo é de promover a implantação de políticas de saúde e as suas diretrizes para diversas áreas como Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Quiropraxia, entre muitas outras. O pretende estimular o bem-estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde.

Ao defender a proposta, o vereador Josmar Freitas Veloso (PP) enfatizou que estas práticas poderão “auxiliar as pessoas na saúde mental, de uma forma que a medicação muitas vezes não consegue auxiliar”. O vereador ainda completou afirmando que “vai ser um grande avanço na área da saúde, desde a questão de hábitos alimentares, hábitos diários das pessoas, que podem contribuir muito e também, num futuro, reduzir custos para o município, pois muitas vezes pessoas que forem tratadas com essas práticas integrativas, vão deixar de utilizar uma medicação de uso continuado”, afirmou Josmar.

*ASCOM - CMV - LV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais