Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Abigeato: deputado Zucco apresenta projeto para coibir crimes na área rural

Baixar Áudio por Ricardo Silva
Foto: Divulgação

Aproximadamente 20% de toda carne consumida no Brasil é oriunda de abate clandestino. No Rio Grande do Sul, o furto/roubo de gado é uma das principais ocorrências em pelo menos 10 municípios onde a economia é baseada na atividade pecuária.

Com bases nestes dados, o deputado estadual, Tenente-Coronel Zucco protocolou o projeto de lei 270/2020 que institui a política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. O projeto também foi subscrito pelos deputados Edson Brum (MDB) e Sérgio Turra (PP).

Em entrevista para a Tua Rádio Cacique, o parlamentar falou sobre a ação que visa reduzir esse tipo de crime que provoca grandes prejuízos à economia do setor primário. Zucco lembra que neste ano os produtores rurais convivem com outro pesadelo: o envolvimento de facções criminosas em diversos municípios. De acordo com ele, de dentro dos presídios, estas quadrilhas espalham terror no campo, com o uso de armas pesadas e violência.

Pelo projeto, os órgãos de segurança pública - através de mecanismos pré-estabelecidos - realizarão operações especializadas para enfrentar a criminalidade na zona rural. O projeto prevê, ainda, operações para coibir a circulação de mercadorias e bens de origem ilícita, através de atividades de monitoramento.

Desde 2016 o Estado conta com a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB), com sede em Bagé e bases avançadas em Rosário do Sul e Pinheiro Machado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais