Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Ibiraiaras realiza 14ª Campanha de Repovoamento da Araucária

por Rudimar Galvan

Atividade tem parceria com a RGE

Édson Braz, Neimar Cenci, Aldoir da Silva, Sadi Rigotti e Milene Prestes.
Foto: Silvana Paludo

O Departamento do Meio Ambiente por meio da Secretaria da Agricultura realizou a 14ª Campanha de Repovoamento da Araucária, na quarta-feira (29).

A Campanha é realizada em conjunto com a SEMA – Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e RGE desde 2002, no qual visa aumentar a presença da Araucária no Estado, através da distribuição de sementes e mudas. Neste ano, serão distribuídas 20 mil mudas, sendo priorizados os municípios da região de Ibiraiaras.

O evento teve início às 10h30, no Auditório do Sicredi, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Benito Victório Martinelli. Em seguida, foi exibido no telão um vídeo institucional da RGE e uma breve explanação sobre a árvore símbolo do município – Goiabeira da Serra – pela bióloga e licenciadora ambiental, Cristiane Tiepo.

A Campanha de Repovoamento da Araucária busca estimular o plantio da espécie, distribuindo mudas e sementes, além de material educativo. O intuito é fazer com que a espécie se torne novamente abundante em toda a sua região de ocorrência natural, no qual a sociedade desfrute dos ganhos diretos e indiretos que ela proporciona, seja através de seus frutos, madeira, turismo, fauna, flora entre outros associados. 

Desde o início da Campanha, em 2002, mais de 1 milhão de mudas foram plantadas pelas comunidades da área de concessão da RGE, por meio dessa iniciativa. A Araucária é uma espécie de fácil identificação e exuberância, sendo admirada e contemplada por todos. Seu fruto, muito utilizado em nossa culinária cotidiana é indispensável, também, como alimento da nossa fauna, sendo os mesmos dispersores das sementes, contribuindo com a propagação e perpetuação desta espécie.

Após muitos anos de explorações predatórias, a Araucária tornou-se espécie rara, ameaçada de extinção, causando descontentamento a toda sociedade e principalmente aos órgãos ambientais. Por este motivo, foi lançada a Campanha de Repovoamento da Araucária, visando tornar esta espécie novamente abundante em nossas paisagens, gerando ganhos para toda a sociedade.

Das 20 mil mudas que serão distribuídas, 5 mil já estão disponíveis na Secretaria da Agricultura de Ibiraiaras para retirada.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais