Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Fepam lança cartilha com orientações sobre denúncias ambientais

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) lançou uma cartilha on-line com dicas importantes para a realização de denúncias. O objetivo da publicação é melhor orientar o denunciante e qualificar os atendimentos, porque muitas dessas ações chegam incompletas ou poderiam ser resolvidas pelas equipes de meio ambiente do próprio município.

O Departamento de Fiscalização da Fepam recebe por mês, em média, 150 denúncias ambientais. Entre os principais casos estão contaminação de solo e água por lançamento irregular de esgoto, gerenciamento inadequado de produtos químicos, poluição atmosférica ou sonora e supressão de vegetação.

Para o chefe do Departamento de Fiscalização da Fepam, Vagner Hoffmann, o objetivo é apresentar os conteúdos ao denunciante de uma forma mais didática. “A elaboração de uma cartilha digital, mais ilustrativa, é uma alternativa para que o cidadão tome conhecimento dos conteúdos necessários para o encaminhamento das denúncias ambientais”, explica.

Hoffmann reforça que, quanto mais completas forem as informações fornecidas, maior é a qualidade e a agilidade da fiscalização. As coordenadas geográficas, por exemplo, são importantes para auxiliar no atendimento da denúncia.

Qualquer cidadão que testemunhar um dano ambiental que está ocorrendo ou que acontecerá deve comunicar o órgão ambiental. Assim que a denúncia for atendida, a resposta é encaminhada diretamente ao denunciante.

Canais para comunicar danos ambientais

• Telefone: 0800-0312146
• E-mail: [email protected]
• Formulário eletrônico no site da Fepam (a denúncia pode ser feita de forma anônima).

Clique aqui e acesse a cartilha completa.

https://drive.google.com/file/d/10F9uGnq2Mq7Od-U0hiIk0gYZwugMq3Qy/view

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais