Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente inaugura nova célula no aterro sanitário municipal

por Rudimar Galvan

Local já começa receber material

Local está pronto para receber os resíduos.
Foto: Taiz Reginini

O prefeito Getulio Cerioli juntamente com a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega na segunda-feira (25), da nova etapa da célula dois do aterro sanitário municipal para a Codesa. Foram instalados 3.800 m² de geomembrana em PEAD (sistema de impermeabilização eficaz).

O local também recebeu reparos e manutenções nas tubulações existentes e construção de novas caixas coletoras e drenos de chorume e gás. Os drenos conduzem os resíduos líquidos provenientes da decomposição da matéria orgânica até as lagoas de tratamento anaeróbico. O gás (mistura de diversos gases, entre eles metano e dióxido de carbono) é queimado na superfície e transforma-se em gases menos poluentes.

Para a entrega da nova célula, a Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha investiu aproximadamente R$ 130 mil e os técnicos responsáveis pela obra estimaram em cinco anos de vida útil da célula, caso as operações seguirem os padrões recomendados.

Além disso, no entorno vai ser executado um enriquecimento da cortina vegetal existente, com espécies nativas da região. A medida irá evitar que possíveis resíduos oriundos do aterro, como por exemplo, plástico e papel, sofram a ação dos ventos e ultrapassem as divisas, chegando às propriedades vizinhas e RS 126. Posteriormente os resíduos são recolhidos e reaproveitados.

Todos os trabalhos desenvolvidos seguem normas e adequações previamente agendadas, para garantir condições de operações e proteção ambiental, evitando a contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes próximos. Durante o mês, a coleta municipal de lixo realizada pela Codesa recolhe aproximadamente 422 toneladas de resíduos, sendo 325 de lixo orgânico e 97 de materiais recicláveis, procedentes da cidade e do interior.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais