Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pesquisa desenvolvida na UPF avalia qualidade do ar em Passo Fundo

por Rudimar Galvan

Poluentes oriundos das emissões veiculares foram monitorados durante um ano nos principais pontos de tráfego urbano da cidade

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Passo Fundo (UPF) entre abril de 2014 a março de 2015 avaliou a qualidade do ar em Passo Fundo. O estudo analisou e monitorou as emissões de poluentes dos veículos nos principais pontos do tráfego urbano da principal via pública da cidade: a Avenida Brasil.

O trabalho era parte integrante da dissertação de mestrado da aluna Denise Daris, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng/UPF). Os resultados mostraram que os níveis de poluentes analisados não ultrapassam os valores da legislação e revelam também a influência dos fatores meteorológicos na concentração e dispersão dos poluentes analisados. No entanto, o projeto ressalta a importância do monitoramento de poluentes atmosféricos e a quantificação de impactos devido à crescente frota de veículos no município. O trabalho foi orientado pela professora da UPF, Dra. Luciana Brandli, e coorientado pelos professores Dr. Eduardo Korf e Dr. Francisco Dalla Rosa.

A pesquisa intitulada de “Qualidade do ar oriunda do tráfego urbano em uma cidade de porte médio Passo Fundo” permitiu a coleta de amostras em cinco pontos distribuídos no eixo principal de trânsito da Avenida Brasil, selecionados em função do volume de veículos que circulam nessa faixa. Um sexto ponto, chamado de ponto neutro, localizado na UPF, em um espaço onde a influência do trânsito é baixa, foi utilizado como comparativo. “Passo Fundo tem uma frota crescente, principalmente nos períodos entre março e dezembro, período de ano letivo, quando o volume de veículos é bem maior. Percebeu-se a necessidade de verificar qual seria e se teria uma poluição nesse período. Daí buscamos as informações e fizemos as coletas”, explicou a então aluna do Mestrado, que defendeu a dissertação no mês de maio.


Resultados
Os dados revelam que os pontos monitorados que apresentaram maiores concentrações de dióxido de nitrogênio foram os pontos próximos ao Banco do Brasil e da Praça Tochetto e, para o poluente ozônio, foram os pontos próximos ao Instituto Educacional (IE) e do Bourbon. Esse fato pode estar relacionado à localização, pois são pontos que apresentam maior fluxo e congestionamento, o que confirma a relação direta quanto ao nível de concentração de poluentes estudados.

Com relação à legislação, os valores de concentração dos poluentes NO2 e O3 encontrados atendem ao estabelecido no que diz respeito à  resolução vigente e encontram-se classificados como qualidade “Boa”, conforme o índice de qualidade do ar (IQA), estabelecido pela Cetesb.

Apesar dos níveis de poluentes estarem de acordo com os índices previstos na legislação, se fazem necessárias ações de monitoramento da qualidade do ar, uma vez que Passo Fundo é considerada cidade polo regional, compreendendo várias rotas de passagem, com alto fluxo de veículos. “Sabemos que Passo Fundo, além da sua população, recebe pessoas que moram na região. Esse trabalho trouxe um alerta, um dado para ser observado com atenção”, observou a autora da pesquisa.

A importância do monitoramento da qualidade serve para nortear medidas e políticas públicas na busca pela qualidade de vida e ambiental da população local. Também é importante ressaltar que nenhum monitoramento oficial (por exemplo, órgãos ambientais) é feito em Passo Fundo ou em cidades vizinhas.

A orientadora do trabalho salientou que a pesquisa mostra que é um momento de repensar uma vida mais sustentável e saudável. “Foi um primeiro estudo, mas que já traz um dado e mesmo atendendo aos parâmetros da legislação isso não significa que não precisamos nos preocupar com a poluição. A tendência é a frota de veículos aumentar cada vez mais, isso traz consequências muito problemáticas para o desenvolvimento sustentável da cidade. Se continuar assim, a tendência é que os dados ultrapassem os limites da legislação em breve”, observou a professora Luciana.

Amostradores
O monitoramento foi feito com o amostrador passivo por um período de doze meses. Os equipamentos instalados em pontos estratégicos, como lombadas eletrônicas, por exemplo, é formado por um corpo cilíndrico, fechado no fundo por uma tela de aço inox, seguida de uma membrana de teflon e na parte superior, um filtro de celulose impregnado com a solução absorvedora específica para cada poluente.

Pontos de estudo
- Avenida Brasil x Posto Ipiranga Boqueirão (IE)
- Avenida Brasil x Avenida Sete de Setembro (Bella Città)
- Avenida Brasil x Rua Bento Gonçalves (Banco do Brasil)
- Avenida Brasil x Rua Fagundes dos Reis (Praça Tochetto)
- Avenida Brasil x Rua Ângelo Preto (Bourbon)
- Universidade de Passo Fundo

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais