Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Sobe o número de pontos próprios para banho no RS

por Ricardo Silva

São oitos os locais impróprios

Foto: Canva

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (22/12), o segundo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2023/2024. Dos 90 pontos analisados no Estado, 81 estão próprios para banho e nove apresentam condição imprópria.

Pontos impróprios:

  • Alegrete: Balneário Caverá - Arroio Caverá
  • Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas - Lago Guaíba
  • Cerrito: Balneário Cerrito - Rio Piratini
  • Pedro Osório: Balneário Pedro Osório - Rio Piratini
  • Pelotas (2 pontos): Valverde Av. Senador Joaquim A. de Assunção | Valverde - Trapiche
  • Santa Maria: Balneário Passo do Verde - Rio Vacacaí
  • São Jerônimo: Praia do Encontro - Rio Jacuí
  • Tapes: Balneário Rebelo

Saíram da lista de pontos impróprios, nesta semana, as cidades de Jaguari e Rosário do Sul, além de dois pontos em Pelotas. Por conta da enchente, não foi possível fazer coleta em Dom Pedrito. Nesse caso, a recomendação é que os banhistas evitem o balneário Passo Real.

Confira a planilha

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, utilizam-se parâmetros de Escherichia coli (E.coli) definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias.

O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células.

Os dados das análises das águas são divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam (Instagram e Facebook). O projeto segue até março de 2024.

Durante o verão, os avisos de local próprio ou impróprio para banho estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo Balneabilidade.

As coletas em água salgada no Litoral Norte e respectivas análises são feitas pela Fepam, por meio da Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit) e da Divisão de Laboratórios (Dilab). O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental (DQA). Já os demais pontos são monitorados com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Recomendações aos banhistas:

  • entre na água apenas em local com condição própria para banho;
  • evite tomar banho, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos;
  • não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.

*Fepam

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais