Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Primavera começa com clima instável no RS, agravado pela fumaça das queimadas

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Com a chegada da nova estação, é comum que o RS registre maior instabilidade atmosférica

Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio Cacique

A primavera começou no último domingo, 22/09, apresentando características de instabilidade, marcadas por mudanças bruscas de temperatura. A meteorologista Cátia Valente explica que, a estação seca nas regiões centrais do Brasil começou mais cedo este ano e deve se estender por um período mais longo, o que agrava as queimadas e têm trazido fumaça e fuligem para o RS, transportadas pelos ventos do quadrante norte.

Com a chegada da primavera, é comum que o Estado registre maior instabilidade atmosférica. Segundo a especialista, não há sinais de grandes estiagens, como as de anos anteriores. Isso se deve ao fato de o oceano Pacífico estar um pouco mais frio, característica do fenômeno "La Niña". Esse cenário favorece uma diminuição da umidade atmosférica, reduzindo, em parte, o risco de chuvas extremas e prolongadas. 

A meteorologista ainda alerta que, à medida que a primavera avança e as temperaturas sobem, o calor e a umidade continuam a ser fatores que potencializam tempestades e temporais, mas sem os mesmos níveis de severidade observados em anos com fenômenos climáticos mais intensos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais