Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Espécie de tamanduá considerada extinta no RS é registrada em Unidade de Conservação do Pampa

por Rudimar Galvan

Imagens foram feitas no Parque Estadual do Espinilho, na Barra do Quaraí

Já era tarde da noite quando uma armadilha fotográfica flagrou um animal grande, de orelhas pequenas e focinho alongado, desfilando por entre as árvores do Parque Estadual do Espinilho, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Não era um mamífero qualquer, mas um exemplar raro. Quem passava tranquilamente em frente à câmera discreta posicionada na mata era um tamanduá-bandeira, espécie considerada extinta no Estado há 130 anos.  

A divulgação do registro inusitado ocorre na semana em que o bioma Pampa é celebrado, reforçando a importância da biodiversidade desse espaço e da manutenção de Unidades de Conservação (UCs) para a proteção de ecossistemas significativos da paisagem rio-grandense. 

Feito pela primeira vez em junho deste ano, o flagrante surpreendeu um grupo de ambientalistas que fazia uma expedição em busca de animais silvestres na UC da Barra do Quaraí. Foram eles que instalaram os equipamentos fotográficos acionados a distância para registrar os habitantes do parque em estado selvagem com a menor interferência humana possível. Não esperavam, porém, fazer tal descoberta. 

Após a primeira aparição, outras imagens da espécie, da qual não se tinha registro há mais de um século no Estado, foram obtidas no mesmo parque. As captações foram feitas em turnos distintos, nos meses de julho, agosto e setembro. Conforme o biólogo da Unidade de Conservação, não foi possível concluir se todos os registros correspondem ao mesmo animal ou se haveria uma dupla. A única certeza é de que há ao menos um novo inquilino no parque. 

Além de ressaltar a riqueza da biodiversidade na região, a descoberta demonstra a importância do Parque do Espinilho no que tange à pesquisa e à conservação de espécies raras e ameaçadas. A descoberta do tamanduá-bandeira no Rio Grande do Sul será relatada em um trabalho científico, desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Argentina e do Uruguai.  

 

Mais sobre a espécie 

O tamanduá-bandeira, como é popularmente conhecido, é um mamífero nativo da América do Sul. Recebeu esse nome por ter o formato da cauda semelhante ao de uma bandeira. 

Esses animais têm uma função ecológica de extrema importância, que consiste na adubação da terra, uma vez que se alimentam de insetos e acabam espalhando resíduos e nutrientes pelo solo. 

Quando atingem a idade adulta, são animais solitários. Não são ágeis nem agressivos, a menos que se sintam ameaçados. Apesar do tamanho e do peso, conseguem se proteger de predadores sobre as árvores, graças ao auxílio de suas garras. 

 

A Unidade de Conservação 

O Parque Estadual do Espinilho é uma Unidade de Conservação do bioma Pampa, sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). É importante para a conservação de uma formação vegetal exclusiva da região, com espécies características, como a árvore que deu origem ao nome da unidade.  

Além da formação vegetal única, várias espécies da fauna estão associadas a esse tipo de formação e dependem do parque para sua manutenção. 

 

Ações de preservação do bioma 

No Brasil, o bioma Pampa está restrito ao Rio Grande do Sul, correspondendo a 68% do território gaúcho. Tem como principal característica as extensas áreas de campos naturais. Localizado na metade sul do Estado, o Pampa é formado por um conjunto de tipologias campestres, diversidade de espécies herbáceas e ambientes integrados com a floresta de araucária. 

Ao longo dos últimos anos, a Sema vêm promovendo iniciativas para preservar esse espaço de biodiversidade única. Confira: 

 

Informações: Ascom Sema

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais