Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

RS tem 81 pontos próprios para banho e 10 impróprios

por Ricardo Silva

Os boletins de qualidade da água são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras

Foto: Divulgação/Fepam

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (16/2), o décimo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2023/2024. Dos 91* pontos analisados no Estado, 81 estão próprios para banho. Os dez que apresentam condição imprópria são:

  •  Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas - Lago Guaíba
  •  Candelária: Balneário Carlos Larger - Rio Pardo
  •  Dom Pedrito: Praia Passo Real - Rio Santa Maria
  •  Pelotas: Valverde - Trapiche
  •  Pelotas: Valverde - av. Sen. Joaquim A. de Assunção
  •  Pelotas: Santo Antônio - rua Bagé
  •  Pelotas: Santo Antônio - av. Rio Grande do Sul
  •  Pelotas: Santo Antônio - Restaurante
  •  Restinga Seca: Balneário das Tunas - Rio Vacacaí
  •  Tapes: Balneário Rebelo

Pelotas passou de dois para cinco pontos impróprios em relação ao boletim anterior. Também entraram para a lista pontos em Restinga Seca e Tapes. Passaram à condição própria dois pontos em Santa Vitória do Palmar.

A recomendação é que os banhistas evitem pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. O alerta vale principalmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Os sintomas mais comuns após o banho em áreas contaminadas são diarreia, dor abdominal e enjoos.

Divulgação

Os boletins de qualidade da água são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, no site da Fepam, nas mídias sociais (Instagram e Facebook) e no web aplicativo Balneabilidade

Os avisos de local próprio ou impróprio para banho também devem estar em destaque em placas informativas fixadas junto aos pontos de coleta de água. A instalação das placas e a atualização do resultado da semana (próprio ou impróprio) é de responsabilidade das prefeituras, sendo uma questão de saúde pública.

Classificação

Para identificar se as condições de balneabilidade em determinado local são adequadas, dois indicadores são analisados:

  •  Escherichia coli, também chamada de E.coli, bactéria cuja presença em abundância na água indica contaminação por fezes;
  •  e cianobactérias, ou algas azuis, que podem ocorrer em qualquer manancial superficial.

Os parâmetros utilizados estão previstos nas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. As cianobactérias são analisadas somente nos balneários de Osório (Lagoa Peixoto), Pelotas e Tapes.

O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli, ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células.

*Governo do RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais