Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Fepam divulga relatório sobre a qualidade do ar do Rio Grande do Sul em 2021

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

A equipe da Divisão de Monitoramento Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o Relatório Anual de Monitoramento da Qualidade do Ar do Rio Grande do Sul do ano de 2021.

O relatório apresenta dados obtidos nas estações de monitoramento da rede automática Ar do Sul, localizadas nos municípios de Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba e Triunfo. Conforme o documento, não houve registros de qualidade do ar "má" ou pior em 2021. O Índice de Qualidade do Ar é a ferramenta utilizada para transformar as concentrações de poluentes medidas em um único valor e leva em conta os critérios dos padrões nacionais estabelecidos pela Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente.

A análise considera a emissão de material particulado e dos gases poluentes Ozônio, Dióxido de Nitrogênio, Monóxido de Carbono e Dióxido de Enxofre. Assim, o índice só foi considerado inadequado em 0,06% dos dias, enquanto durante 91,55% dos dias a qualidade do ar foi boa e em 8,40% regular.

As análises são feitas comparando os dados aos dos anos anteriores e à legislação vigente, avaliando a poluição industrial, crescimento de frota de veículos, condições meteorológicas, densidade demográfica e emissões locais, entre outros fatores. Em caso de padrões acima do recomendado, uma avaliação mais detalhada do evento é feita para buscar a causa. Em termos de concentrações médias anuais, observou-se que, em 2021, não houve alteração significativa destes poluentes no ambiente em relação aos últimos quatro anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais