Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Início da piracema restringe pesca na região

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Pescadores devem seguir regras que buscam garantir a reprodução dos peixes

Comandante da Polícia Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, sargento Hilton Alves Pereira

Na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, o programa Conectado recebeu o comandante da Polícia Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, sargento Hilton Alves Pereira, para tratar do regramento relacionado à piracema, que iniciou no dia 1 de outubro e segue até 31 de janeiro. Nesse período a atividade da pesca sofre algumas restrições.

Conforme o comandante, na bacia do Rio Uruguai, fica permitida apenas a pesca com linha ou vara de mão (uma por pessoa). Redes e embarcações que utilizem de motor estão proibidas, inclusive os jet-ski. As regras também se estendem aos demais rios. O sargento informa que as fiscalizações serão mantidas, e aqueles que descumpriram poderão ficar presos por até três anos.

A piracema é o período em que determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de dois mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução, de acordo com o Brasil Escola

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais