Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Saúde faz alerta para risco envolvendo escorpiões

Baixar Áudio por Airton Ferreira

Profissionais orientaram população quanto ao risco oferecido por escorpiões

Eloir Morona e Elton Pedroso

Os meses de agosto e setembro são o período de reprodução do escorpião. Eles se destacam entre os aracnídeos por terem uma duração de vida que vai além de uma estação, entre 2 e 6 anos. O maior tempo de vida registrado para um escorpião chega até 8 anos.

Conforme o secretário de Saúde de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, as fêmeas ficam com maior concentração de veneno e os animais procuram as superfícies para se reproduzirem, nesta época.

"Em pessoas que tiverem alergia a picada ou se essa picada acontecer em algum vaso sanguíneo importante, pode complicar, então é interessante termos atenção e sair na frente prevenindo nesse período de reprodução dos animais", alerta.

Os escorpiões vivem debaixo de pedras, tijolos, telhas e nas fendas das árvores. Também deve-se evitar acumular entulhos de obras e lixo em quintais e terrenos baldios. O mais venenoso e consequentemente mais perigoso é o amarelo. Porém, a diferença nas características físicas são mínimas, segundo o coordenador ambiental dos agentes de endemia e saúde de Lagoa, Elton Pedroso.

"A diferença do manchado para o amarelo é mínima. O escorpião mais perigoso é aquele que o último grão da cauda é mais grosso do que os anteriores", explica.

Algumas Orientações
• Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias e banheiros
• Mantenha limpas e vedadas as caixas de gordura e esgoto
• Ainda não existe um inseticida com eficácia comprovada contra os escorpiões. E para piorar, o uso de inseticidas provoca o desalojamento de escorpiões, o que aumenta sua aparição e o risco de acidentes
• Conserve camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede
•  Evite que os lençóis toquem o chão
• Elimine as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas
• Proteja as soleiras das portas com friso de borracha ou sacos de areias
• Vistoriar materiais de construção armazenados, guarda-roupas e armários

É importante também que as pessoas não tentem manusear o escorpião. Qualquer dúvida é possível acionar a Secretaria de Saúde pelo 3358-9600.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais