Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

RS 2030: Amunor apresenta propostas para o desenvolvimento regional

por Rudimar Galvan

Debates prosseguem

Manifestação do presidente da AMUNOR, Getulio Cerioli.
Foto: Gustavo Oliveira.

O presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) e prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli participou na tarde desta terça-feira (29) em Passo Fundo, do ciclo de reflexões e análises de gestores municipais técnicos e pesquisadores sobre as perspectivas de desenvolvimento do Rio Grande do Sul para o ano 2030.

De acordo com o coordenador da iniciativa da Famurs, prefeito de Canoas Jairo Jorge, a intenção não é debater o presente ou o passo, mas o futuro, apontando ideias que possam levar o Estado e os municípios gaúchos ao crescimento, à qualidade de vida e ao protagonismo no cenário nacional.

O prefeito Getulio apresentou cinco propostas de desenvolvimento que iriam além da região nordeste. Os investimentos em logística, energia, agronegócio, educação e saúde, contemplariam as regiões do Planalto, Nordeste e Campos de Cima da Serra.

O evento teve como sede o auditório do curso de Direito da UPF e contou a presença do reitor José Carlos Carles de Souza; o prefeito anfitrião, Luciano Azevedo; o vice-presidente da Famurs, Ederildo Paparico Bachi, além de prefeitos de vários municípios que integram associações das regiões do Planalto e Alto Uruguai.

Os encontros temáticos que recolhem sugestões sobre Desenvolvimento, Infraestrutura, Cidadania e Gestão Pública, serão realizado até abril de 2016. O resultado desses encontros serão registrados em um livro e um vídeo, que serão encaminhados a todas as instituições, entidades e partidos políticos do Estado.

PROPOSTAS DA AMUNOR

a) Logística – BR 470 ainda possui um trecho de 50 km que liga Lagoa Vermelha, André da Rocha e Nova Prata ainda sem asfalto. O asfaltamento da estrada de terra, seria um grande incentivo para o progresso da região com fácil acesso a capital Porto Alegre. A ligação por ferrovia de Vacaria a Passo Fundo, que atravessaria o Estado, ligando toda a região com a Ferrovia Norte-Sul, até a divisa com a Argentina.

b) Energia – Construção de Pequenas Centrais Hidrelétrica (PCHs). Na região da Amunor, que congrega 18 municípios, já existe um levantamento de 16 rios cadastrados na Anel. Já há investidores da iniciativa privada interessados. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) precisaria apenas agilizar os leilões das áreas específicas e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a emissão dos licenciamentos ambientais. O projeto poderia produzir aproximadamente de 1/3 até a metade da demanda de energia.

c) Agronegócio – O eixo de Passo Fundo até Vacaria, é considerado como o de melhor posição geográfica para a produção de grãos, tanto em produtividade como em qualidade. Com a base forte na produção de cereais, facilitaria a transformação de novas agroindústrias, com ênfase na alimentação humana e animal.

d) Educação – Com todos esses fatores favoráveis, a produção de grãos precisa de um ensino médio de alta qualidade para que o jovem possa permanecer no campo e tornar-se um empresário especializado. Isso passaria pelo fortalecimento do ensino médios de escolas agrícolas e futuramente, do Instituto Federal de Educação.

e) Saúde – A região concentra praticamente toda a demanda de atendimentos de média complexidade em Passo Fundo. A estruturação dos hospitais e profissionais da região para prestar este serviço, desafogaria Passo Fundo que é um centro de referência no Estado em procedimentos de alta complexidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais