Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Lagoa Vermelha estuda implantar gestão plena na Saúde

por Rudimar Galvan
Encontro realizado em Veranópolis.
Foto: Divulgação

A administração municipal de Lagoa Vermelha continua empenhada em fortalecer e aprimorar o atendimento na área da saúde à população. Com o objetivo de conhecer experiências exitosas de gestão plena praticada em outros municípios, na quinta-feira (21), o prefeito Getulio Cerioli e os secretários da Administração, Domingos Francescato e da Saúde, Ivanilde Lima Rodrigues, estiveram em Veranópolis, que já pratica o método de autogerenciamento na aplicação dos recursos. Na oportunidade, foram recepcionados pelo secretário da Saúde, Neivaldo Florisberto Della Giustina Carvalho que os acompanhou em visitas para conhecimento da estrutura física e funcional da Secretaria da Saúde e Hospital Comunitário São Peregrino Laziozzi.

Com o sistema de gestão plena utilizado em Veranópolis, por exemplo, os recursos são encaminhados pelo Ministério da Saúde, diretamente ao município, o que lhe garante condições de autonomia para contratar serviços, não só na Atenção Básica – ESF’s, Ambulatório e Farmácia – como também, passa a assumir a gestão dos recursos para o Atendimento Hospitalar de média complexidade. Isso implica em transparência e prestação de contas ao município, dos atendimentos realizados em nível hospitalar, mediante auditoria da Secretaria Municipal da Saúde, a qual passa a medir a produtividade e resolutividade nos serviços. Atualmente, a instituição hospitalar existente em nosso município contratualiza e presta contas diretamente com o Estado. Na gestão plena, através do Fundo Municipal da Saúde, o município adquire competência para gerir toda a demanda de serviços referentes ao atendimento à saúde, inclusive o hospitalar, podendo adequá-los às necessidades locais e estabelecer metas quantitativas e qualitativas.

A secretária da Saúde Ivanilde Lima Rodrigues considera muito positiva a gestão plena. “Para nós seria interessante esse método. Ainda não sabemos se vamos fazer. Estamos em análise. Os municípios da serra gaúcha, praticamente todos tem a gestão plena de saúde. Não tem esse trânsito de ambulâncias com pacientes a toda hora, porque o atendimento médico no hospital de Veranópolis é resolutivo”, observa.

Quanto ao corpo clínico, a secretária Ivanilde relata que o Hospital de Veranópolis conta com 42 médicos, enquanto Lagoa Vermelha possui apenas 27. “Lá (Veranópolis), eles recebem bastante profissionais que vem de fora, que tem interesse em morar no município. É uma relação aberta e de parceria entre município, hospital e médicos” salienta.

O secretário da Administração segue a mesma linha de entendimento da secretária Ivanilde Rodrigues em relação as vantagens da gestão plena de saúde. “Esta é uma gestão muito transparente e aberta. Você paga efetivamente pela produtividade e tudo isso tem auditoria, através de um corpo técnico com avaliação semanal” salienta Francescato.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais