Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Instalação de novos semáforos com inteligência artificial e multa ocorre nos próximos dias

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Dois estarão na Presidente Vargas e um na Afonso Pena

Em entrevista ao programa Conectado, nesta terça-feira, 30/01, o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Gesiel Toledo, revelou que os planos de modernização do trânsito em Lagoa Vermelha estão bastante adiantados. Entre as novidades, que devem ocorrer nos próximos dias, estão a instalação de novos semáforos em pontos estratégicos da cidade, incluindo a utilização de tecnologia de inteligência artificial para otimizar o fluxo de veículos.

Toledo explicou que o processo de modernização foi resultado de estudos realizados em parceria com um engenheiro contratado, visando principalmente a melhoria do tráfego na avenida Presidente Vargas, onde circulam cerca de 5.000 veículos diariamente. Dois pontos críticos foram identificados: o cruzamento com a avenida Circular (próximo da farmácia municipal) e a rua Jorge Moojen (acesso ao bairro Gaúcha).

Os novos semáforos contarão com tecnologia de inteligência artificial, uma das mais avançadas no controle de tráfego, o que permitirá a otimização do fluxo de veículos. Câmeras serão responsáveis por detectar o volume de veículos em cada via e ajustar o tempo dos sinais de acordo com a demanda, evitando longas esperas desnecessárias.

Além disso, Toledo ressaltou que a modernização incluirá melhorias para os pedestres, com a instalação de passagens seguras e a adaptação dos semáforos para garantir sua segurança.

O processo de licitação para a escolha da empresa responsável pela instalação já foi concluído, e a previsão é de que os novos semáforos estejam operacionais dentro de 60 dias, após a assinatura do contrato pelo prefeito.

O semáforo da avenida Afonso Pena, próximo da Casa do Gaúcho, será o único dos antigos semáforos a ser atualizado com a tecnologia de IA e capacidade de emitir multas. Os demais não serão modernizados.

Quanto às penalidades para quem desrespeitar os sinais de trânsito, Toledo explicou que os novos semáforos estarão equipados com câmeras de monitoramento, capazes de registrar as infrações. As multas serão aplicadas de acordo com a legislação vigente, ficando próximo dos R$ 300,00.

Com o novo semáforo na Presidente Vargas, a lombada eletrônica, que se localiza na mesma região da Farmácia Municipal, será transferida para a avenida Afonso Pena, na altura da Praça da Bandeiras.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais