Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Lagoa Vermelha participa de fórum de inovação em Caxias do Sul

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediou na última terça-feira (23) o 1° Fórum de Aceleração Municipal à Inovação e ao Empreendedorismo. Na oportunidade esteve participando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota e o Agente de Desenvolvimento, Igor Rankrape.

A intenção foi dar início a um espaço de diálogo e troca de experiências com todos os agentes responsáveis pelos processos de inovação e empreendedorismo, partindo, principalmente, dos aspectos que envolvem a legislação nos seus diferentes níveis (municipal, estadual e federal).

A professora do curso de Direito da UCS e uma das organizadoras do fórum Maria do Carmo Quissini comentou que a ideia de começar a debater sobre o assunto surgiu em agosto, a partir de inquietações levantadas em sala de aula. 

— Quando conversamos com os municípios sobre legislação para inovação, a gente percebe que não há uma articulação entre a iniciativa privada, que desenvolve ecossistemas de inovação, e o poder público que, ao final, tem que regular essas atividades. Percebemos que falta desencadear essa discussão, esse movimento coletivo, com todos os atores do ecossistema — explicou a docente. 

Maria do Carmo destacou que a ideia é também discutir como se constrói uma legislação e ações para inovação, com base nas particularidades de cada município. Segundo ela, é preciso levar em consideração os segmentos que são protagonistas em cada cidade da região. 

— Se a vocação de um município é para o turismo, então vamos trabalhar e incentivar ecossistemas nessa área e providenciar uma legislação adequada para fomentar este segmento. Em resumo, é um primeiro movimento coletivo para pensarmos juntos, nos nossos municípios de abrangência, sobre os mecanismos legais para inovação — acrescenta.

Os painéis contaram com a participação de representantes da iniciativa privada, da UCS, de seis prefeituras da região e integrantes do governo estadual, como o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís da Cunha Lamb.  

Dentro da programação estavam os seguintes temas:

Ecossistemas de inovação
Painelistas: José Martins, Fabio Verruck, Thomas Job Antunes e Juremir Milani.

Vetores municipais para inovação e tecnologia
Painelistas: prefeituras de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Garibaldi, Canela e do advogado e professor Luiz Eduardo Abarno da Costa.

Mecanismos de inovação e poder público
Painelistas: secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís da Cunha Lamb; coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho; coordenador setorial da Procuradoria Geral do Estado (PGE) junto à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Luiz Fernando Krieger, e o diretor de Ambiente de Inovação da SICT, Everaldo Luis Daronco.

Foto: Pedro Ramos | Assessoria de Comunicação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais