Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Amunor defende investimento da Consulta Popular em projeto regional

por Rudimar Galvan

A sugestão dos prefeitos diz respeito à Consulta Popular 2015/2016 que será votada ainda este ano

A Consulta Popular foi um dos principais temas abordados na reunião mensal da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), ocorrida na sexta-feira (26) na Câmara de Vereadores de Cacique Doble. Além dos atrasos no repasse de recursos referente aos pleitos anteriores, também foi discutida a perspectiva da nova Consulta Popular prevista para este ano, assim como as indefinições por parte do Governo do Estado em relação ao volume de recursos e quais áreas poderão ser abrangidas.

No encontro surgiu a ideia de que em vez de a receita ser distribuída individualmente para cada município, que esse valor fosse canalizado para investimento em um projeto regional, de área de específica e que pudesse contemplar todas as prefeituras de forma coletiva. Outra opção seria direcionar a aplicação via o Consorcio Intermunicipal da Região Nordeste (Cirenor), como por exemplo, na área da Saúde para pagamento de exames. De acordo com o presidente do Corede Nordeste, Ilton Nunes que esteve presente na reunião, a proposta da Amunor precisará ser analisada pelo Conselho de Representantes do Corede que integra mais de 100 membros.

O presidente da Amunor Getulio Cerioli, defende que o Corede Nordeste tem uma participação efetiva na região com o objetivo de promover o desenvolvimento em todos os municípios. “Se nós formos olhar pelo volume de recursos alocados, nós não vamos conseguir promover o desenvolvimento. Precisamos repensar a maneira como o Corede está sendo trabalhado no sentido de que possamos fazer projetos abrangentes com perspectiva de um futuro desenvolvimento regional. Da forma como está atualmente, são eleitas áreas que são atribuições diretas do Governo do Estado, como por exemplo a educação. Normalmente se vota em educação para fazer reformas e ampliações de escolas do estado. A própria questão da segurança, em que pese nós tenhamos também algumas demandas que são regionais” salienta.

Quanto a Consulta Popular 2014/2015, para o Corede Nordeste foi disponibilizado o valor de aproximadamente R$ 1,150 milhão nas áreas de saúde, desenvolvimento rural, ciência e tecnologia.

Na primeira semana de julho serão iniciadas as audiências regionais para a nova consulta popular 2015/2016.  Assim que o Governo do Estado informar a agenda, serão convocados os conselheiros para a participação nas assembleias que seguem até o final do processo da Consulta Popular.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais