Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Aniversário bissexto: como é celebrar a vida no dia 29 de fevereiro?

Baixar Áudio por Luiz Calderan

E você, conhece alguém que nasceu nessa rara data?

Foto: Paulo Silva/Tua Rádio Cacique

Presente no calendário apenas a cada quatro anos, o dia 29 de fevereiro — o "dia extra" — é uma peculiaridade dos anos bissextos. O ano bissexto, como é o caso de 2024, acontece como uma correção no calendário solar para manter o calendário alinhado com as estações do ano. Isso acontece porque um ano solar não é exatamente composto de 365 dias, mas cerca de 365 dias e 6 horas. A cada quatro anos, um dia extra é adicionado ao mês de fevereiro, permitindo que o ano tenha 366 dias. E, cá entre nós, você já se questionou como é fazer aniversário na rara data de 29 de fevereiro?

Para algumas pessoas, esse dia é mais especial do que para outras. Uma dessas pessoas é Hercules Vinicius Hoffmann de Souza, que nasceu em um ano bissexto, em 1992. Em entrevista concedida a Tua Rádio Cacique, ele explicou qual é a sensação poder, de fato, comemorar o seu aniversário a cada quatro anos. "As pessoas brincam, é algo bem diferente. Esse ano mais uma vez vou poder comemorar na data em que realmente nasci". 

O aniversariante, que trabalha no Cartório de Registro Civil de Lagoa Vermelha, também trouxe informações sobre o processo de registro dos nascidos no dia 29. "Todas as pessoas nascidas nesse dia devem ser registradas nesta mesma data. Isso ocorre porque a certificação deve seguir o trâmite legal, constando obrigatoriamente o dia correto do nascimento."

No entanto, Hercules compartilhou uma curiosidade histórica sobre o seu próprio registro. "Eu fui registrado no dia 28. Antigamente era muito comum que as pessoas fossem registradas no dia 28/02 ou no dia seguinte, 01/03. Hoje isso não é mais permitido. A pessoa deve ser registrada no dia 29." Essa mudança reflete em garantir que o registro civil seja preciso e indique corretamente o dia de nascimento das pessoas, independentemente da raridade do 29 de fevereiro. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais