EMATER/ASCAR RS celebra 70 anos de serviços à agricultura familiar no Rio Grande do Sul
Baixar ÁudioA programação oficial do dia 02 de junho contará com a participação do governo estadual, da direção da EMATER e representantes das comunidades atendidas
Foto: Divulgação
No próximo dia 02 de junho, a EMATER/ASCAR RS comemora 70 anos de atuação no Rio Grande do Sul, celebrando uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar, a extensão rural e a promoção da cidadania nas comunidades do interior. A data será lembrada com um evento oficial em Porto Alegre, às 10h, que poderá ser acompanhado ao vivo pelo YouTube da instituição. Municípios de todo o estado também organizarão ações locais ao longo do mês de junho.
Em entrevista para a Tua Rádio Cacique, o gerente regional da EMATER, Gustavo Bonotto, destacou a importância histórica e social da ASCAR — Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, que em 1955 deu origem à estrutura da atual EMATER no estado. “A ASCAR foi pioneira no país na prestação de assistência técnica ao pequeno agricultor, muito antes de existir qualquer estrutura semelhante em nível federal”, afirmou Bonotto. Segundo ele, a entidade teve papel essencial na modernização da produção agrícola e no fortalecimento da agricultura familiar gaúcha.
Ao longo dessas sete décadas, a EMATER se destacou tanto pelo trabalho técnico quanto pelo viés social, promovendo ações como clubes de mães, cursos, assistência ao crédito rural, incentivo à agroindústria familiar e ações de sustentabilidade. “Hoje atuamos com foco no tripé econômico, social e ambiental, assessorando agricultores na diversificação da produção, no uso racional dos recursos naturais e na valorização da cultura e saberes tradicionais”, explicou o gerente.
Além do aspecto técnico, Bonotto ressaltou o lado humano da instituição: “A EMATER é feita por pessoas. Quero homenagear todos que já passaram e os que hoje fazem parte dessa história, especialmente nossa equipe de Lagoa Vermelha”.
A programação oficial do dia 02 de junho contará com a participação do governo estadual, da direção da EMATER e representantes das comunidades atendidas. A cerimônia será um momento de reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios futuros no campo gaúcho. A população é convidada a participar virtualmente e a acompanhar as atividades locais promovidas em diversas cidades.

Comentários