Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Regularização Fundiária deve normalizar situação de até 300 terrenos ao longo de 2024 em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Responsável pelo Reurb defendeu que apesar do ano eleitoral, o programa não pode ficar desassistido

Helmer dos Passos, responsável pela Regularização Fundiária em Lagoa Vermelha
Foto: Tua Rádio/Divulgação

A Câmara de Lagoa Vermelha aprovou neste final de ano mais uma edição do programa Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Embora a lei tenha sido aprovada recentemente, sua execução terá início no próximo ano. O responsável pela regularização fundiária, Helmer dos Passos, concedeu entrevista a Tua Rádio e disse que espera-se que mais de 300 lotes sejam normalizados em 2024. 

Segundo Passos, apesar de algumas limitações por conta de 2024 ser um ano eleitoral, a regularização fundiária é uma política pública essencial e não pode ser interrompida, assim como as políticas de saúde, educação e infraestrutura. Durante o período eleitoral, o processo de regularização fundiária continuará a ser conduzido.

Na entrevista, o responsável pelo programa ressaltou a importância de dar continuidade aos trabalhos já em andamento. "Não podemos deixar a regularização fundiária de lado por um ano. Temos que dar seguimento aos processos que já estão em curso", afirmou.

Helmer destacou que o bairro Oliveira está em fase final de regularização, assim como uma parte significativa do bairro Floresta. Além disso, o programa está em fase inicial nos bairros Nossa Senhora Consoladora e Manuel Vieira da Fonseca, onde já foram realizados levantamentos topográficos.

Com a mudança legislativa recente, também serão retomados casos que ficaram pendentes nas áreas já regularizadas, como nos bairros Operário e São José. 

Helmer ressaltou a importância de um trabalho educativo junto à população para combater situações de informalidade. Ainda há casos em que algumas pessoas não formalizaram os contratos de regularização, e o programa busca fornecer informações e conscientizar sobre a importância desse processo.

No ano corrente, foram realizadas mais de 180.000 metros quadrados de medição, correspondendo a aproximadamente 317 lotes em várias partes do município. 

FUNCIONAMENTO

O programa de regularização fundiária em Lagoa Vermelha é composto por duas modalidades: a de interesse social (HURBS) e a de interesse específico (HUBBLE). Aqueles que se enquadram na modalidade de interesse social estão isentos de custas e emolumentos. No entanto, famílias com renda acima de cinco salários mínimos (atualmente acima de R$ 6.600,00) podem ter que arcar com taxas e emolumentos de registro de imóveis.

CRÍTICA AO DNIT

Apesar dos desafios enfrentados pelos moradores afetados pela regularização fundiária na faixa de domínio da BR 285, Passos comentou que o município tem buscado soluções para auxiliá-los. Após receberem notificações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Polícia Rodoviária Federal, os moradores tiveram um prazo para apresentar recursos administrativos.

Passos julgou a atitude do DNIT, pois acredita-se que o departamento não estudou a fundo a origem do problema e não considerou a natureza consolidada dos bairros afetados. Os moradores têm reiterado que residem na região há muitos anos, antes mesmo da construção da rodovia. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais