Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Polícia investiga se adolescente foi vacinado contra a covid-19 em asilo de Passo Fundo

por Everton Meneguzzi

Segundo informações preliminares, ele teria 12 anos e usou o documento de um idoso morto.

Foto: Divulgação

A polícia civil investigará o primeiro caso de “fura-fila” das vacinas contra a Covid-19 no município de Passo Fundo.

De acordo com um boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento na noite de segunda-feira, 25, um adolescente de 12 anos teria sido vacinado em uma instituição de longa permanência de idosos utilizando o documento de um homem que já está morto.

Conforme descrito no registro policial, na segunda feira, 25, ocorreu a vacinação para a proteção da Covid, 19, no residencial que fica localizado no bairro Vera Cruz. Naquela oportunidade, durante uma auditoria foi verificado que o adolescente recebeu a vacina usando dados cadastrais do cartão do SUS e número de CPF de um idoso falecido e que morou no asilo até sua morte.

O adolescente seria filho de uma mulher que foi responsável pela confirmação da identificação dos funcionários e idosos que receberam as doses da vacina.

Informações recebidas pela Rádio Uirapuru, dão conta que no momento da vacinação, o adolescente usava uniforme igual aos demais funcionários e máscara, dificultando a identificação.

Conforme dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, entre os dias 20 e 26 já haviam sido vacinadas 2794 pessoas, sendo 2411 profissionais de saúde, 309 idosos moradores de instituições de longa permanência, e 74 indígenas.

A investigação:

De acordo com o Delegado Titular da 2ª Delegacia de Polícia, Venícios Demartini, o município noticiou a polícia sobre o fato e agora compete a Polícia Civil apurar os fatos e identificar os suspeitos. Segundo o delegado, após conclusão das investigações, o inquérito policial será encaminhado ao judiciário.

O que diz o Prefeitura de Passo Fundo:

A prefeitura de Passo fundo se posicionou sobre o assunto na manhã desta quarta-feira,27. Veja na íntegra o que diz a nota enviada pelo município:

A Prefeitura de Passo Fundo tomou conhecimento, através do cruzamento de dados, de que, em um dos locais de vacinação, ocorreu possível fraude com a indicação de uma pessoa – por uma instituição – que não pertencia ao grupo prioritário. Imediatamente, a Prefeitura abriu procedimento de investigação na Auditoria Geral do Município e Controle Interno. Por expressa determinação do prefeito Pedro Almeida, o Município fez Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para apuração das responsabilidades. Além disso, a Prefeitura comunicou o Ministério Público para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

Como funciona a vacinação nesta primeira etapa:

A equipe de vacinação, ligada à Vigilância em Saúde do Município, recebe das instituições uma lista com nome, função e CPF das pessoas que pertencem aos grupos prioritários (neste primeiro momento profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência). Após, vão até o local para fazer a vacinação e um colaborador da instituição confirma a identidade das pessoas.

O que ocorreu:

Em um dos locais, a instituição forneceu à Vigilância um CPF inválido para vacinar uma pessoa que não pertencia ao grupo prioritário.

Informações: Rádio Uirapuru

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais