Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

AMUNOR sugere que prefeituras revejam seus Decretos

por Rudimar Galvan
Felipe Rieth, presidente da AMUNOR
Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense – AMUNOR, reunida extraordinariamente e pela web na manhã dessa quinta-feira, dia 26 de março deliberou sobre a antecipação do fim do confinamento social.

Em nota a AMUNOR, sugere que os municípios revejam seus decretos principalmente na questão relacionada a comércio, prestação de serviços e indústria, antecipando sua retomada para a segunda-feira dia 30 de março de 2020, contudo adotando algumas práticas como:

- Controle de entrada de pessoas nos estabelecimentos, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por funcionários, etc.

- O Comércio deve definir o número máximo de pessoas conforme o espaço físico do estabelecimento.

- A Indústria deve adotar protocolo de descontaminação, rotatividade de colaboradores, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos colaboradores.

- Colaboradores com idade dentro da faixa de risco, devem permanecer afastados conforme decreto estadual em vigor.

A AMUNOR, propõe que os municípios alterem seus decretos municipais no que tange ao atendimento ao público pelas agências bancárias:

-Recomendar as agências bancárias, a utilização sempre que possível dos caixas eletrônicos nas agências, quando da necessidade de atendimento presencial que o mesmo seja agendado, sempre monitorando o número de pessoas, evitando aglomeração.

Com ênfase a questão das Escolas, a AMUNOR recomenda que seja observado o Decreto Estadual.

Eventos públicos e privados, tais como feiras, shows, festivais, festas, bailes, casamentos, todo e qualquer evento que haja aglomeração de pessoas, deverá ser respeitado o decreto.

Igrejas e templos manter conforme orientação de Decreto Federal.

Bares será permitido somente de portas fechadas com vendas de alimentos e bebidas lacradas, sem consumo no local. Restaurantes, mantêm aberto respeitado o distanciamento orientado entre uma pessoa e outra, máximo de pessoas permitidas dentro dos estabelecimentos, priorizar as tele entregas e adotando práticas de higiene e limpeza definidos pela área de saúde de acordo com a orientação sanitária.

A AMUNOR, propõe que os municípios restabeleçam os SERVIÇOS PÚBLICOS, adotando algumas medidas tais como:

- Campanha de conscientização junto aos servidores municipais para adoção de práticas de prevenção a epidemia do COVID -19.

- Controle de entrada de pessoas no estabelecimento, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por servidores, devem ser sugeridas.

- Orientar aos servidores que atendem ao público para definir o número máximo de pessoas dentro da repartição.

- Adotar protocolo de descontaminação, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos servidores.

- Sugestão de turno único com exceção dos serviços essenciais.

-Manter afastados os servidores com faixa etária de risco, bem como os do grupo de risco, devem permanecer afastados conforme decreto.

Recomendamos a toda população que as pessoas que se enquadram na faixa de risco se mantenham em casa.

Esse documento tem o objetivo de subsidiar os municípios em suas tomadas de decisões.

FELIPPE JUNIOR RIETH

Presidente da AMUNOR

Prefeito Municipal de Capão Bonito do Sul

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais