Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Controlador de velocidade e educação para o trânsito andam juntos

por Rudimar Galvan

Município manifesta-se sobre o tema

No Temática desta terça-feira o tema abordado foi o trânsito em Lagoa Vermelha. Foram abordados dois pontos de vista, mas que um é interligado ao outro: o uso do radar fotográfico estático pela Brigada Militar e a Educação para o Trânsito. Coordenador do Departamento Municipal de Trânsito Volmar Catapan, esclareceu sobre os objetivos do município com essas ações.

Radar fotográfico estático

 

O radar estático de fiscalização de velocidade veicular, pode ser utilizado em pontos críticos, alternados de determinadas vias urbanas. São locais onde foram constatados, um alto índice de excesso de velocidade. O objetivo é monitorar a velocidade dos veículos e registrar dados de fluxo para auxiliar no controle do tráfego diário dos referidos pontos, salienta.

O equipamento fiscaliza e registra por meio de fotos, veículos em situação de infração por excesso de velocidade, em até duas faixas de tráfego, simultaneamente. Atende plenamente as disposições contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), nas portarias do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), quanto a margem de erro e cumpre com a portaria n° 115/1998, além de ser aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Opera com tecnologia GPS acoplada, que permite identificar o local monitorado automaticamente, além de inserir nas imagens registradas, as informações da rua ou avenida. Suas medições de velocidade são baseadas na emissão de raios de luz (laser), que refletidas no veículo em movimento, possuem suas propriedades alteradas, possibilitando o cálculo da velocidade estabelecida pelo condutor, registrando veículos que transitem entre zero k/h a 250 km/h.

A câmera possui resolução configurável de até 10 mega pixels e registra fotografia da placa, marca e modelo dos veículos que transitam acima da velocidade permitida em cada local fiscalizado pelo equipamento. Contém ainda um dispositivo auxiliar de iluminação (flash) com filtro infravermelho que possibilita perfeito registro fotográfico frontal ou traseiro em período noturno ou em dias nublados, sem prejudicar a atenção dos condutores.

Disponibiliza a visualização das imagens e dados de fluxo registrados pelo equipamento de forma simultânea, através de um tablet, smartphone ou notebook, com tecnologia wi-fi, e pode ser operado a uma distância de até 50 metros do local monitorado.

O equipamento possui sistema de segurança eficiente que não permite, em hipótese alguma, posterior alteração – edição dos registros, bem como o acesso por parte de pessoas não autorizadas, através de usuário e senha, criptografados. A coleta dos dados é feita por servidor público autorizado em cumprimento ao disposto na Portaria 39/2011 do CETRAN/RS

Educação para o trânsito

 

Levar à sociedade brasileira uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. Esse é o objetivo do tema da Semana Nacional de Trânsito 2015: “Seja VOCÊ a mudança no trânsito”. A ideia é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas.

As ações desenvolvidas na Semana buscarão alertar que a mudança do quadro da acidentalidade depende da atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores). O Denatran quer que o ator do trânsito seja tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino, e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro. Neste período os órgãos de trânsito deverão dedicar seus esforços para chamar a atenção da sociedade para o tema proposto pelo Contran.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais