Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Amunor discute estrutura da Defesa Civil nos municípios

por Rudimar Galvan

A reunião teve como sede o município de Machadinho e também tratou sobre os novos programas da Emater e a instalação das câmeras de monitoramento nos municípios da região

Presidente da AMUNOR Getulio Cerioli, coordenou os trabalhos.
Foto: Taiz Reginini

Na última sexta-feira (22), aconteceu em Machadinho, a reunião mensal da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor). Entre os assuntos em pauta, foram destacados os preparos que os municípios devem ter em relação a situações de emergências e acidentes climáticos, bem como o socorro à comunidade. Na ocasião, o Major Lago, coordenador da região de Passo Fundo, enfatizou a importância dos municípios realizarem um plano de contingência para catástrofes e emergências.

O presidente da Amunor e prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli, salientou que os municípios devem estar organizados com a coordenação de Defesa Civil da sua cidade, para atuar e realizar as ações aptas nessas situações, onde ocorrem desastres naturais.

“É muito importante que a Defesa Civil saiba quais providências devem ser programadas antecipadamente por parte dos municípios, para que não ocorram contratempos”.

Também durante a reunião, o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Oriberto Antônio Adami, apresentou os novos programas e diretrizes, que serão realizados na região. Expôs o formato de trabalho da assistência técnica e extensão rural gratuita para as famílias atendidas e o crescimento da população no perímetro urbano, em especial na região nordeste.

Conforme Cerioli, a região têm como base a produção agrícola.

“Realizo um chamamento para que os secretários da agricultura mantenham comunicação com a EMATER. A ligação deve ser efetiva, pois o plano – com assistência técnica, planejamento e extensão rural, é executado em conjunto com os municípios e famílias”.

Para finalizar os assuntos em pauta, foi decidido que haverá uma audiência pública, com o secretário estadual da Segurança, juntamente com a FAMURS, para que os prefeitos realizem a entrega do pedido de simplificação dos processos de planos de instalação das câmeras de monitoramento.

“Vamos efetuar providências em relação a tudo que foi decidido. A reunião foi muito proveitosa”, finaliza Getulio.

Após a reunião, os prefeitos assistiram uma apresentação da banda municipal de Machadinho.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais