Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Estiagem: Capão Bonito do Sul irá multar consumo excessivo de água potável

por Ricardo Silva
Foto: Divulgação

Depois de publicar decreto de situação de emergência devido à estiagem, em março, o município de Capão Bonito do Sul publicou, na manhã desta sexta-feira (24) decreto nº 1443/2020, o qual determina a restrição na utilização de água tratada distribuída pela rede pública.

Com a publicação, fica proibido o uso de água potável para fins que não sejam domésticos e de higiene pessoal, sendo vedadas atividades consideradas não essenciais e que possam resultar no prejuízo ou desperdício durante o período de estiagem.

Entre as atividades proibidas estão a lavagem de veículos de qualquer espécie e equipamentos agrícolas com o uso de água tratada; irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como qualquer outra utilização de água tratada que possa significar o uso não prioritário; reposição ou substituição de água em piscinas instaladas em clubes, entidades ou residências; lavagem de calçadas ou passeios públicos de prédios comerciais, indústrias, de condomínios ou residências.

Em caso de descumprimento das normas, será aplicada a penalidade de multa no valor de R$ 300,00 e demais penalidades previstas na legislação municipal correlata.

Seca

De acordo com dados da Emater, até agora houve uma perda de 30% na produção de milho e de 37% na produção de soja. Além disso, o munícipio vem realizando o abastecimento de água em três comunidades, onde já estão em andamento obras de construção de rede hidráulica e perfuração de poço artesiano.

Devido a situação, também foi dado início ao racionamento de água potável, com interrupção do abastecimento das 13h às 18h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais