Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Confira a programação dos 178 anos de Lagoa Vermelha nesta quarta, 25

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Atividades seguem até às 17h na avenida Afonso Pena

Foto: Everton Meneguzzi/Tua Rádio

Lagoa Vermelha completa 178 anos de fundação neste dia 25 de janeiro. Para celebrar a data especial, com o tema "Orgulho de Ser Lagoense", o dia, que também é estabelecido como feriado municipal, contará com uma programação especial na Avenida Afonso Pena em frente à Igreja São Paulo.   
As atividades vão iniciar pela manhã, a partir das 9 horas, com missa campal às 9h30min, e seguirão pela tarde, até às 17h. Será um dia de encontro e celebração, com a realização da III Mostra de Agroindústrias, III Mostra Intermunicipal de Artesanato, Lançamento da Escola do Churrasco e Lançamento da Cooperativa Gaúcho Pioneiro. 
Conta a história que no dia 25 de janeiro de 1845 o Capitão da Guarda Nacional, José Ferreira Bueno, fez a doação verbal de uma área com um milhão de metros quadrados para a edificação da futura cidade, hoje Lagoa Vermelha. Aquela ocasião ficou marcada na história como a fundação do município, com o nome de São Paulo de Lagoa Vermelha, em homenagem ao padroeiro. 
Em 2018, por meio da Emenda à Lei Orgânica nº 26/2018 de autoria do Legislativo, esta história foi resgatada e, o dia 25 de janeiro passou a ser uma data comemorativa ao padroeiro do Município, São Paulo Apóstolo, sendo considerado feriado municipal. No ano seguinte, em 2019, por meio da Lei nº 7.596/2019 que cria o Programa Capital Nacional do Churrasco, o dia 25 de janeiro também passou a ser Dia Municipal do Churrasco. Ouça a entrevista e confira o clima para a festa com os organizadores do evento. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais