Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Abuso e exploração sexual infantil foi tema de palestra em Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan
Crianças e adolescentes lotaram a Casa da Cultura.
Foto: Divulgação

Uma palestra sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), no dia 23 de maio, na Casa da Cultura Athos Branco, em Lagoa Vermelha. O evento faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio e é realizada pela Campanha Faça Bonito do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O bate-papo foi ministrado pelo psicólogo Marcos Heinsch e contou com a presença de diversas escolas.

Segundo Marcos, é natural e necessário falar sobre sexualidade, as crianças e adolescentes devem conversar com alguém de confiança sobre o tema. “Alguns podem buscar diálogo com os pais, professores, ou a figura de confiança de outros membros da família”, diz. Marcos explica que falar sobre o tema não é feio e a criança ou adolescente não deve ficar constrangido, pois por meio de debates, esses jovens vão aprender a como se defenderem. 

O psicólogo salienta que a violência sexual pode ocorrer de duas formas: pelo abuso sexual ou pela exploração sexual. O abuso sexual é geralmente praticado dentro do ambiente doméstico ou fora dele, por pessoas conhecidas. Já a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas: no contexto da prostituição, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual.

Como denunciar?

Em casos de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, o caso deve ser denunciado. Existem vários canais para queixa: Conselho Tutelar, Disque 100, escola, com os professores, orientadores ou diretores, delegacias especializadas ou comuns, Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal e o número 190.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais