Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Vítimas de violações de direitos e violências podem recorrer ao CREAS em Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação/Pedro Ramos

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências. Uma pessoa será atendida no CREAS, entre outras situações, por sofrer algum tipo de assédio, de discriminação, de abuso, de violência ou por demandar cuidados em razão da idade ou deficiência.

Na companhia do secretário de Ação Social e Habitação, Enio Vargas, o prefeito Gustavo Bonotto esteve realizando visita a sede do CREAS em Lagoa Vermelha, que já está em funcionamento. O ato de inauguração deve ocorrer em breve, mesmo embora, a equipe já esteja realizando os atendimentos.

Podem ser atendidos nos centros, pessoas com histórico de violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual, raça ou etnia; e descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos.

O Creas pode ser acessado de forma espontânea ou por encaminhamento de diferentes áreas, bem como por outros órgãos do sistema de garantia de direitos, como o Conselho Tutelar, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública. Caso o município não tenha a unidade especializada, os usuários devem procurar o setor da Assistência Social na Prefeitura local para atender à demanda.

Além disso, garante atendimento sistemático e continuado às famílias, buscando a inclusão dos cidadãos em serviços socioassistenciais ou em programas de transferência de renda como o Programa Bolsa Família. Ao atuar com profissionais capacitados, o centro amplia a proteção social e o acesso a direitos. 

Quem pode usar o serviço?

Todas famílias ou indivíduos sozinhos que se encontrem em situação de risco, de violência ou de outras formas de violações de direitos.

Tenho que levar algum documento?

A falta de documentação não impede a realização do atendimento.

Tenho que pagar pelo atendimento no CREAS?

Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

Como funciona?

No CREAS são realizados atendimentos especializados de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias. Além disso, no CREAS também é realizada orientação sobre acesso a benefícios e programas da Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para defesa de direitos.

Alguns exemplos das situações que são atendidas no CREAS são:

➢ Violências que ocorrem na própria família da pessoa, a exemplo de: abandono, negligência, violência física ou violência psicológica;
➢ Discriminação por raça/cor e etnia, gênero, idade, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência;
➢ Trabalho infantil;
➢ Afastamento ou rompimento do convívio familiar;
➢ Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Duas modalidades são acompanhadas pelas equipes do CREAS: Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida;
➢ Violência Sexual (tanto o abuso, quanto a exploração sexual);
➢ Dependência de cuidados por causa da idade (para pessoas idosas) ou por causa de deficiência (para pessoas de qualquer idade);
➢ Vítimas de calamidades ou emergência social, como no caso do rompimento de barragens, enchentes, secas, migrantes.

A sede em Lagoa Vermelha, está localizada na Avenida Circular, 2161, centro, com horário de atendimento das 8h ás 12h e das 13h30min ás 17h30min ou através do telefone/WhatsApp Business: (54) 9 9688-7752

Formado por profissionais especializados, o CREAS conta com a coordenação de Genair Neri do Amaral, psicóloga, Luana Amaral, assistente social, Vanessa Brambatti, assessora jurídica, Lauriane Artico e a recepcionista, Indyanara Zanella.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais