Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Departamento de Trânsito reforça orientações para um trânsito seguro na volta às aulas

por Rudimar Galvan

Motoristas, pais e alunos devem ficar atentos para práticas seguras no trânsito

Pedestres devem ficar atentos à faixa de segurança.
Foto: Divulgação/PMLV-internet

Esta semana foi marcada pelo retorno dos alunos às escolas de Lagoa Vermelha para o início das atividades do ano letivo de 2024. Com o começo das aulas, o Departamento Municipal de Trânsito tem trabalhado para melhorar a sinalização nas proximidades as áreas escolares.  

Além disso, o Departamento destaca que a colaboração de todos é essencial para criar um ambiente seguro no trânsito nesse período de volta às aulas. Motoristas, pais e alunos devem ficar atentos para práticas seguras no trânsito. A conscientização e o respeito às regras são fundamentais para proteger a comunidade escolar. Por isso, o Setor destaca algumas orientações específicas para cada grupo:

Aos Motoristas:

- Redução de Velocidade: Esteja ciente das áreas escolares e reduza a velocidade, especialmente em zonas de travessia de pedestres e proximidades de escolas.

- Respeite Sinalizações Escolares: Observe e respeite as sinalizações específicas para escolas, como limites de velocidade, faixas de pedestres e placas de advertência.

- Evite Distrações: Evite distrações ao volante, como uso de celulares, para garantir total atenção à estrada, especialmente em áreas escolares.

- Estacionamento exclusivo para os Ônibus Escolares: Respeite os estacionamentos exclusivos para veículos de transporte escolar em frente as escolas e quando estiverem parados para desembarque de estudantes nas ruas, a atenção é redobrada ao ultrapassar.

- Estacionamento Consciente: Evite a fila dupla, procure os estacionamentos nos locais regulamentados, conduzindo o seu filho até a frente do portão, garantindo que os estudantes tenham uma visão clara ao atravessar a rua.

 

Aos Pais e Responsáveis:

- Ensine Práticas Seguras: Eduque seus filhos sobre práticas seguras no trânsito, incluindo o uso de faixas de pedestres, respeito às sinalizações e cuidado ao atravessar ruas.

- Transporte Escolar Regulamentado: Ao contratar veículos para o Transporte Escolar dos seus filhos, confira se o veículo está de acordo com a regulamentação pelo Inmetro para a segurança dos seus filhos.

- Rotas Seguras: Planeje rotas seguras para a escola, privilegiando caminhos com boa visibilidade e infraestrutura adequada.

- Atenção as crianças: Supervisione o trajeto para a escola e ensine-os a comportamentos seguros.

- Estímulo ao Uso de Equipamentos de Segurança: Incentive o uso de capacetes por ciclistas e garanta que mochilas e roupas não prejudiquem a visibilidade ao andar de bicicleta ou a pé.

 

Aos Alunos:

- Atenção à Sinalização: Preste atenção às sinalizações de trânsito, especialmente nas proximidades da escola.

- Caminhe em Grupo: Se possível, caminhe em grupo, pois há mais visibilidade e é mais fácil para os motoristas perceberem a presença de pedestres.

- Cruzamento Seguro: Ao atravessar a rua, use faixas de pedestres e aguarde o sinal verde, se houver semáforo.

- Evite Distrações: Evite distrações, como uso de dispositivos eletrônicos, ao atravessar ruas ou caminhar pela área escolar.

- Comunique-se com os Motoristas: Faça contato visual com os motoristas antes de atravessar para garantir que eles o tenham visto.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais