Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Ibiraiaras: Secretaria de Saúde orienta sobre mudanças no funcionamento da pasta

por Ricardo Silva
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

Considerando o decreto de calamidade pública municipal, declarado nesta sexta-feira (20), a Secretária Municipal da Saúde de Ibiraiaras determinou novas orientações relacionadas à saúde pública. confira:

I - ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Tendo em vista os últimos acontecimentos relacionados à disseminação mundial da Covid-19 (coronavírus), as orientações a nível,  federal, estadual e municipal no sentido da observância de recomendações de resguardo e isolamento, A SMS comunica que de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a Unidade de Saúde de Ibiraiaras está atendendo de forma restrita nos seguintes horários: das 7:30hs às 11:30 hs e das 13hs às 17hs,  somente casos de urgências e emergências (como descritas abaixo).

 Consultas para solicitar exames não serão disponibilizadas.

Serão priorizados atendimentos com os seguintes quadros clínicos:

- Dificuldade respiratória grave e/ou saturação inferior a 92%;

-Dor pré cordial ou dor no peito;

-Convulsão (em curso ou recém ocorrida);

-Dor com intensidade alta (trauma, violência, litíase, cefaleia);

-Idade até 28 dias (com queixa clínica);

-Hipertensão severa (pressão alta grave);

-Hipotensão (pressão baixa sintomática);

-Vômito, diarreia com início a menos de 48 horas;

-Sangramento recorrente ou em curso;

-Temperatura axilar maior que 38° e menor que 35°;

-Desidratação;

-Lesões oculares;

-Alterações de consciência e/ou risco de suicídio;

-Hiper ou hipoglicemia (>200 ou <60)

 

A opção restrita de atendimento se dará de forma temporária, para fins de evitar  ampliação da contaminação.

 

II - AUTARQUIA HOSPITAL MUNICIPAL SÃO JOSÉ

 

A fim de proteger e/ou minimizar os riscos à saúde dos pacientes, familiares e das equipes de trabalho, a direção da Autarquia Hospital Municipal São José comunica as ações que serão adotadas, a partir 20 de março de 2020:

 1) Serão suspensas, por prazo indeterminado, as visitas dos pacientes;

2) Será permitido apenas um acompanhante por paciente internado mediante autorização médica e em regime de revezamento, uma vez a cada 12 horas (07h às 19h do dia e das 19h às 07h noite);

3) O acesso à emergência será restrito ao paciente;

 4) Nas consultas via plantão apenas serão permitidos acompanhantes para crianças e pessoas acima de 60 anos;

5) Acompanhantes para pacientes somente terá direito crianças, idosos (acima de 60 anos) e paciente em cuidado paliativo na quantidade de 01.

 6) Os pacientes em isolamento respiratório não terão acompanhantes nem será permitida visitação;

7) Atendimento ao plantão somente será realizado para urgência e emergências.

8) Serão suspensos, de forma imediata e por tempo indeterminado, todos os atendimentos não considerados urgência e emergência e ambulatoriais como curativos de baixa complexidade, sangria terapêutica, lavagem otológica, verificação de pressão arterial, hemoglicoteste.

 

III - SAÚDE MENTAL

Diante da disseminação mundial da Covid-19 (coronavírus), e compatibilizando com o  posicionamento do Conselho Regional de Psicologia, os atendimentos serão realizados em caráter temporário online.

        Os atendimentos serão realizados pelas seguintes formas:

  1. sessões de forma remota via WhatsApp, no mesmo horário já definido nas sessões presenciais, em local residencial preservado, sigiloso e somente na presença da dupla psicólogo – paciente;
  2. Para qualquer dúvida ou esclarecimento o contato da psicóloga Cristiane Barreto é 54-99925-3790.

                             As atividades da oficina terapêutica estão suspensas por tempo indeterminado.

 

IV - SAÚDE BUCAL

Levando em consideração o cenário atual da pandemia do Corona Vírus, e o alto índice de contaminação no setor de Saúde Bucal, seguindo as orientações da OMS, do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul e do COE Municipal e demais órgãos estaduais, federais e municipais, serão prestados, na unidade de saúde, serviços Odontológicos somente em caráter de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA.

Os demais serviços estão suspensos até segunda ordem.

 

V - SETOR DE AGENDAMENTOS E TRANSPORTE

            Diante da grande circulação de pessoas no setor de agendamentos e transporte e levando em consideração o cenário mundial da pandemia do corona vírus (COVID-19) comunicamos que somente será disponibilizado transporte para pessoas que estão em tratamento de radioterapia, quimioterapia, hemodiálise e gestantes de alto-risco.

                  Qualquer informação ou dúvidas poderão ser sanadas pelos telefones 3355.1233 e 3355.1383.

Salientamos que os cancelamentos de todas as consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas foram feitos pela  SES/RS 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, e posteriormente será informado o novo agendamento.

 

VI - FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA

Os serviços de Fisioterapia e Fonoaudiologia foram temporariamente suspensos, tanto na unidade de saúde quanto os à domicílio.

 

VII - GINECOLOGISTA

Pacientes que necessitarem de atendimento com o médico ginecologista na unidade de saúde Dr. José Carlos Ferst - secretaria municipal de saúde, terão suas consultas realizadas somente com agendamento e com hora marcada, através do telefone 54 3355-1233.

Somente serão agendadas para atendimento as seguintes situações:

-gestantes em acompanhamento do pré-natal;

-puérperas;

-pacientes com suspeita de gravidez;

-pacientes que estiverem com algum sintoma de dsts (doença sexualmente transmissível);

-resultado de exames já solicitados pelo ginecologista;

-resultado da coleta do exame citopatológico (exame preventivo) que necessitarem de avaliação.

 

*** Atenção: 

 

-Adolescentes menores de dezoito anos será necessário e permitido somente um acompanhante ;

-Gestantes se necessário, será permitido somente um acompanhante;

-Não será permitida a entrada de crianças;

 

Pacientes do quadro acima que apresentarem sintomas de gripe , febre, tosse ou falta de ar, entrar em contato pelo telefone 54 3355-1233 para fazer o reagendamento.

 

VIII - FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL

A fim de diminuir o risco de exposição da sociedade ao coronavírus, a Farmácia Básica do município de Ibiraiaras orienta:

 

- pacientes acima de 60 anos e doentes crônicos, como diabetes, hipertensão e doenças  pulmonares, evitem sair de casa.

- Neste período será permitido que um familiar, vizinho ou amigo possa retirar  medicação dos pacientes com mais de 60 anos ou que seja doente crônico, e para isso basta comparecer na Unidade Básica de Saúde  com a receita e cartão SUS do paciente.

- Em casos de dúvidas em relação a medicamentos (data de retirada, dosagem,..), devem manter contato pelo telefone 54 33551072, setor: farmácia. Não há necessidade de comparecer na Unidade Básica de Saúde.

 

Contactar com a farmacêutica -Cristina Letícia Rugini

 

IX - VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Seguindo orientações de nota técnica emitida pelo centro estadual de Vigilância Sanitária e Divisão de Vigilância sanitária – DVS/CEVS/SES, durante o período de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), só serão realizadas inspeções sanitárias de caráter imprescindível e/ou urgentes que configurem risco eminente à saúde pública,

 A renovação dos alvarás sanitários será realizada em caráter precário, ou seja, sem inspeção e pelo prazo de 60 dias, exceto aqueles considerados imprescindíveis.  

 As inspeções sanitárias nos estabelecimentos que tiverem seus alvarás sanitários renovados de forma precária, serão realizadas imediatamente após o término do período de emergência de saúde pública.

 

X - VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE

A Vigilância Ambiental em Saúde solicita a todos que reforcem também os cuidados em relação ao mosquito da Dengue, fazendo uma limpeza em seus quintais, piscinas e caixas para coleta de água da chuva, pois nelas estão os maiores focos do mosquito Aedes aqui em nosso município. Fique alerta, faça a sua parte. 

     Se tiver dúvidas ou precisar de orientações ligue para o contato/whats: 996231686.

                        XI - Normas Gerais

Orientações complementares, ou alterações destas normativas poderão ser emitidas a qualquer momento, principalmente em atenção a evolução da situação retratada, para fins da maior amplitude para o enfrentamento da pandemia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais